Jornal DR1

Dilma Rousseff: A primeira Presidente do Brasil

Dilma Rousseff iniciou sua vida política aos 16 anos, integrando organizações de combate ao regime militar.

Perseguida pela Justiça Militar. Dilma foi condenada por “subversão” em 1970 e passou quase três anos, no presídio Tiradentes, na capital paulista.

Em 1979 se dedicou a campanha da Anistia e com o marido Carlos Araújo ajudou a fundar o Partido Democrático Trabalhista (PDT), no Rio Grande do Sul.

Participou da campanha de Leonel Brizola ao Palácio do Planalto em 1989, ano da primeira eleição presidencial direta após a ditadura militar.

Em 2002, participou da equipe de transição entre os governos de Fernando Henrique Cardoso e Lula. Com a posse de Lula, tornou-se ministra de Minas e Energia. Três anos depois foi escolhida para ocupar a chefia da Casa Civil e coordenar o trabalho de todo ministério. Em 03 de abril de 2010, Dilma deixou o cargo para se candidatar à Presidência.

Venceu as eleições de 2010 no segundo turno. Aos 63 anos, Dilma Rousseff se tornou à primeira mulher eleita Presidente da República no Brasil.

Em 2016, dois anos antes do fim de seu segundo mandato, sofre um processo de impeachment e deixa o cargo de Presidente da República em 31 de agosto daquele ano.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded