ONG distribui kits com materiais escolares e itens de higiene pessoal em vários estados
Por Claudia Mastrange
A ONG Visão Mundial, maior organização não-governamental cristã humanitária do mundo e especializada na proteção à infância, está apoiando medidas de proteção a crianças e adolescentes contra a Covid-19 no retorno às aulas presenciais em seis estados brasileiros. Por meio da campanha de Volta às Aulas Segura, a Instituição entregou, em fevereiro, kits com materiais escolares e itens de higiene pessoal para mais de 6.600 crianças, com previsão de alcance de pelo menos 15.000 crianças beneficiadas até o início de abril.
As entregas acontecem nas próprias escolas, no retorno às aulas presenciais conforme o calendário local de retorno. Também estão sendo distribuídos em alguns pontos de apoio nas comunidades de cada Programa, de forma organizada visando respeitar as regras de distanciamento e prevenção de combate à Covid-19.
As primeiras cidades a receber os kits são: Inhapi, em Alagoas; Dix Sept Rosado, no Rio Grande do Norte; Fortaleza, no Ceará; Recife, em Pernambuco; Salvador, na Bahia, e em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. Dentro das caixas serão fornecidos lápis grafite, borrachas, caderno, caixa de lápis de cor, tubo de álcool em gel 70%, máscaras de proteção em tecido e panfletos informativos sobre prevenção à Covid-19 na escola.
No total, a ONG planeja contemplar, inicialmente, 30 escolas estratégicas e ao longo dos meses, a ideia é alcançar 55 ou mais até o final da ação. Também são distribuídos totens de álcool em gel para as escolas, que são posicionados nas portas de entradas e locais estratégicos por onde há maior trânsito de pessoas.
Para incentivar uma volta às aulas presenciais segura, a Visão Mundial também produziu um folder com dicas de segurança e higiene para o combate ao coronavírus nas escolas, disponível em https://visaomundial.org.br/publicacoes/folder-volta-as-aulas-segura
Sobre a Visão Mundial
A Visão Mundial Brasil integra a parceria World Vision International, que está presente em cerca de 100 países. No país, a Visão Mundial atua desde 1975, beneficiando 2,7 milhões de pessoas com projetos nas áreas de educação, saúde/proteção da infância, desenvolvimento econômico e promoção da cidadania.
Seus projetos e programas têm como prioridade as crianças e adolescentes que vivem em comunidades empobrecidas e em situação de vulnerabilidade. Nesses 44 anos de atuação no Brasil, a Visão Mundial se consolida como uma organização comprometida com a superação da pobreza e da exclusão social.
Um dos programas da ONG é o Conexão Escola, um guarda-chuva de diversas ações que a Visão Mundial desenvolve para garantir o acesso à educação segura e à proteção da infância e juventude no entorno de comunidades escolares. Esse trabalho já beneficiou mais de 40 mil meninas e meninos e envolve o amparo e acolhimento de crianças vítimas de abuso e exploração sexual, negligência familiar, castigos físicos, trabalho infantil, riscos no acesso à internet e bullying.
Para saber mais, acesse o site www.visaomundial.org