Jornal DR1

Dono da Outsider Tours é denunciado pelo MPRJ por estelionato

Foto: Reprodução Reportagem

O dono da Outsider Tours foi denunciado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro por estelionato. O empresário Fernando Sampaio, preso no início do ano em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, é apontado como responsável por práticas que teriam causado prejuízos financeiros a clientes que adquiriram pacotes de viagens e ingressos para eventos esportivos.

Segundo a denúncia, o pedido de prisão preventiva foi feito após a constatação de um prejuízo de aproximadamente R$ 76 mil em três episódios distintos envolvendo o mesmo cliente, ocorridos entre 2024 e 2025. O promotor responsável pelo caso destacou que as promessas feitas ao consumidor foram reiteradamente descumpridas, o que indicaria intenção de obter vantagem financeira desde o início das negociações.

As investigações apontam que a vítima teria sido induzida ao erro na compra de ingressos para finais da Liga dos Campeões da Europa de 2024 e 2025, além de um pacote de passagens aéreas para Israel que não foi entregue. Os produtos teriam sido adquiridos ainda em 2022, sem que os serviços contratados fossem efetivamente prestados.

Além de Fernando Sampaio, outras duas pessoas também foram denunciadas pelo Ministério Público. Apesar disso, a Promotoria não solicitou a prisão preventiva dos demais envolvidos, mas afirmou que todos atuaram de forma consciente e coordenada para a prática dos crimes investigados.

O Ministério Público do Rio de Janeiro também informou que o empresário responde a diversos inquéritos e ações judiciais em diferentes estados do país. Ao justificar o pedido de prisão, o promotor citou o risco de fuga e a ausência de comprovação de endereço atualizado do denunciado.

Entre as medidas solicitadas à Justiça estão o bloqueio de valores nas contas dos denunciados e das empresas relacionadas, a suspensão das atividades comerciais em plataformas digitais e a interrupção das operações das empresas citadas. De acordo com o órgão, o objetivo é evitar a continuidade de possíveis golpes contra novos consumidores.

A defesa de Fernando Sampaio informou que aguarda a citação formal para se manifestar sobre a denúncia apresentada pelo MPRJ. Já a defesa de uma das denunciadas declarou que está à disposição da Justiça e negou qualquer irregularidade.

“Estou 100% disponível para o Judiciário para depoimentos e contestar essas inverdades com todas as provas possíveis que possuo em meu poder assim que eu for intimada”, afirmou em nota enviada ao g1.

A defesa do outro denunciado citado no processo não respondeu aos contatos até a última atualização desta reportagem.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded