Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Dormir com animais de estimação faz mal?

Confira o que dizem estudos e especialistas sobre alguns cuidados que devemos ter ao dormir com nossos pets 

 

Quem tem pets de estimação, sabe como eles gostam de seguir o dono pela casa. Compartilhar a cama com eles é um hábito que muitos tutores fazem.  A prática, apesar de não ter contraindicação médica, pode conter riscos, tanto para os bichinhos quanto para seus donos.

Vacinas em dia, higienizar as patinhas antes de subir na cama são apenas alguns dos cuidados necessários para oferecer uma relação com segurança para ambos. Os especialistas explicam que são raras as situações em que os bichinhos transmitem doenças para seus tutores, e em muitos casos, os pets transmissores são os que não têm acesso a higiene básica. 

Além disso, a questão de camas muito altas podem ser um risco para animais de pequeno porte, o cuidado não é só com os humanos mas com os pets também. Segundo Marcelo Otsuka, vice-presidente do Departamento de Infectologia da Sociedade de Pediatria em SP, não há uma contraindicação do pet dormir com o tutor. Mas há algumas observações a se considerar, como por exemplo pessoas com quadro alérgico a pêlos de animais. 

Já a Maria Cândida Rizzo, coordenadora do Departamento Científico de Rinite da ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia) comenta que animais contêm uma certa quantidade de bactérias que podem ser bastante prejudiciais ao contato com as mucosas humanas.

De acordo com a especialista, as bactérias estão por todo o corpo do bichinho, patas, na região genital, pelos e na saliva. Independente se o tutor for alérgico ou não, o contato muito próximo precisa ser evitado, caso contrário, pode agravar problemas como: sinusites, amigdalites e otites. 

Algumas recomendações a serem tomadas como: manter o calendário de vacinas em dia, higienizar as patas após passeios externos, adaptar o acesso deles à cama para evitar acidentes, evitar dormir com seu pet se observar a presença de pulgas ou carrapatos (neste caso deverá buscar o tratamento imediato).

Especialistas ainda afirmam que animais não devem ser humanizados, um exemplo disso é dividir alimentos como bolo, pizza, e hambúrguer com os animais. Essa ação pode provocar problemas gastrointestinais e ainda o contato muito íntimo pode fazer com que o estresse humano passe para o pet.

Em geral, pesquisas apontam que dividir o lar com o animal de estimação faz bem para ambos, inclusive, pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares e até mesmo a morte.