Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Em semana com pico de mortes, primeiras vacinas produzidas no Brasil são entregues pela Fiocruz

Essa foi mais uma semana de recordes de casos e mortes por causa da covid-19 no Brasil. No pior momento da pandemia, o país registrou média móvel de 2.096 óbitos, a maior desde a chegada da doença, há um ano. O pior dia da pandemia até agora foi na última terça-feira (16), quando atingimos um pico numa antes observado de 2.798 mortes em 24h. A boa notícia é que Fiocruz entregou ao governo os primeiros lotes produzidos em território nacional da vacina Oxford/AstraZeneca.

As vacinas foram fabricadas em Bio-Manguinhos, no Rio. O lote foi produzido a partir do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) importado. A Fiocruz entregou 1,080 milhão de doses produzidas no Brasil.Em março, serão entregues outras 3,8 milhões de doses da vacina. A expectativa da Fiocruz é chegar até o fim do mês com uma produção de cerca de um milhão de doses por dia.

Segundo a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, a partir de abril, serão produzidas mais de 20 milhões de doses mensalmente. Já o diretor de Bio-Manguinhos, Mauricio Zuma, afirmou que estão previstas entregas semanais em torno de 6 milhões de doses a partir de abril. “A gente deve seguir nesse ritmo até concluir os 100,4 milhões de doses previstas no contrato de encomenda tecnológica com a AstraZeneca. A expectativa é que as últimas doses deste contrato sejam entregues até julho deste ano”.

Outra boa notícia é que o governo federal assinou contratos com as farmacêuticas Janssen (do grupo Johnson & Johnson) e Pfizer que preveem, ao todo, a entrega de 138 milhões de doses de imunizantes contra a Covid – 100 milhões da Pfizer e 38 milhões da Janssen. Com os acordos com as empresas, o Ministério da Saúde ainda afirmou que já tem contratadas para 2021 a compra de 562 milhões de doses de vacinas.

Além disso, o Instituto Butantan entregou na sexta-feira (19) mais 2 milhões de doses CoronaVac ao Ministério da Saúde. O governo brasileiro também está cobrando da União Química documentação para autorização emergencial da vacina russa Sputnik V.

Confira também

Nosso canal

Solenidade Centenário Casa do Minho