Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Empreendedoras aprendem a organizar as finanças de seus negócios

Mais de cem mulheres participaram do 5º Encontro Conquistando o Protagonismo da Caerj

Se você parasse de receber seu salário hoje, por quanto tempo conseguiria manter o padrão de vida atual? Se a resposta for menos de 6 meses, o ideal é aumentar a poupança imediatamente. E se não houver garantia para nenhum mês, é sinal que você está em um caminho perigoso. O alerta foi da executiva do DSOP – Educação Financeira, Letícia Abreu, durante o 5º Encontro Conquistando o Protagonismo – Mulheres de Sucesso, no Centro do Rio de Janeiro, no último dia 12. Realização da Câmara de Comércio e Indústria do Estado do Rio de Janeiro (Caerj), o evento reuniu uma centena de empreendedoras que trocaram experiências e conhecimentos de gestão.

O alerta do risco de viver sem uma reserva financeira estratégica se torna cada vez mais atual. O mundo inteiro viveu recentemente o drama da pandemia de Covid-19, quando milhões de pessoas ficaram sem renda. Esse tipo de situação – bem como o desemprego, problemas familiares e muitos outros – foge do nosso alcance, mas não podem nos pegar desprevenidos. “A educação financeira ensina a destinar corretamente o dinheiro guardado para os seus sonhos e objetivos a curto, médio e longo prazos”, frisou Letícia que orientou a plateia a organizar de forma rigorosa as receitas e gastos de seus negócios, separadamente dos orçamentos pessoais.

Para a executiva, a área financeira influencia muito o comportamento das pessoas, inclusive no ambiente de trabalho. As empresas podem contribuir com o aprendizado dos colaboradores, por meio de palestras e cursos para ensiná-los a serem autônomos financeiramente. “O trabalhador que tiver problemas financeiros severos vai produzir menos, se ausentar por estresse e doenças”, conclui.

Dentre as práticas adotadas pela DSOP apresentadas no evento da Caerj, destaque-se a DFLIX, um serviço de streaming voltado para a educação financeira com diversos conteúdos para todas as faixas etárias e perfis. A organização ainda conta com terapia financeira, entre outros processos, com a metodologia DSOP – diagnosticar, sonhar, orçar e poupar -, que leva o nome da empresa.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded