Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Empreendedorismo: Economizar sai caro! 7 dicas para não pagar por isso (parte 1)

Popularmente denominado como: “Economia porca”, economizar saí caro, quando a economia feita, acaba se transformando em uma péssima escolha, já que a aparente vantagem momentânea pode se tornar um gasto preponderante maior a longo prazo, mesmo que esse não signifique, por hora, valores monetários. Vem comigo agora e descubra quais os sintomas e como evitá-los, para fortalecer ainda mais a saúde e a imagem do seu negócio.

Muito embora, a postura imediatista da economia a todo o custo, possa vir disfarçada de vantagem, algumas vezes, apostar nesse tipo de economia, pode pouco a pouco, sem que você perceba, minar o solo do seu negócio. Nesse caso, como empreendedor, é preciso colocar os óculos para miopia de marketing e enxergar além. Entretanto, essa temática muito tem a ver com a lei da semeadura, escolhendo com cautela o quê e como plantar para um possível retorno. Na vida pessoal, um exemplo disso é quando uma pessoa opta por abastecer o carro com combustível “barato” (possivelmente gasolina adulterada), cujo valor é abaixo do preço de mercado. Desse modo, o comprador inevitavelmente virá a gastar mais em uma oficina mecânica, do que se colocasse gasolina um pouco mais cara, porém, de qualidade. Outra prova de que economizar saí caro, é na vida profissional, quando a pessoa que trabalha com venda de produtos compra embalagem “barata” pensando em economizar, ao invés de pensar em encantar o cliente com uma embalagem diferenciada, que valorize o seu produto. Todavia, em casos como esse o empreendedor tem o ledo engano de que caso ofereça seu produto mais barato em uma embalagem simples, consequentemente mais em conta, será mais fácil vender. O prejuízo nesse caso é atrair clientes que estão em busca de preço baixo e não de qualidade. Muitas vezes, clientes que não valorizam o seu trabalho e o seu produto. Inclusive, são esses que te substituem pelo concorrente, às vezes, por causa de R$5,00 a menos. Todavia, tenha em mente: O produto não é tudo, pois é possível que uma pessoa se esqueça da sua embalagem e até mesmo do conteúdo contido; mas nunca da forma como você a tratou. E isso, também é venda.

Contudo, economizar é fundamental, mas percebeu que nem toda economia compensa? Você precisa ir mais além e ver que nem sempre é a questão financeira que conta. Em alguns casos, a economia pode sair muito caro. Mas quais atitudes tomar para não passar por isso, depois eu te conto!

Confira também

Nosso canal

Mulheres que Fazem a Diferença