Jornal DR1

Empreendedorismo: Passou da hora, de você aprender a fazer o feijão com arroz dos negócios!

Todo empreendedor, já sentiu na pele como faz falta ter organização, boa comunicação e visão estratégica, na hora de iniciar um projeto, ou um novo negócio. Fazer o básico bem-feito, para chegar lá na frente e ver as outras fases do negócio dando certo, não tem preço. Então, vem comigo, conhecer o Briefing de negócios.

O Briefing é um documento que reúne um resumo de todas as ideias e diretrizes que o cliente ou uma empresa tem para a realização de um projeto; seja esse uma peça publicitária, um site, campanha de marketing, uma identidade visual, entre outros. Todavia, ele é composto por duas atividades: kickoff Meeting e entrevista com Stakeholders. De forma resumida, a primeira fase, é o pontapé inicial para apresentação de um projeto, realizada pelo gerente de projetos às partes interessadas, enquanto a segunda, é a fase em que os principais Stakeholders (funcionários), discorrem sobre inúmeros aspectos do projeto. Inclusive, é nesse momento em que designers alcançam a oportunidade para contribuir com perguntas aos stakeholders, a fim de que as informações extraídas ajudem em suas decisões de designer. No entanto, o briefing por si só é uma etapa de organização das ideias, missões, estratégias e objetivos. Entretanto, são nesses dois momentos (Kickoff Meeting e Entrevista com Stakeholders), que é possível se estabelecer de fato tanto a comunicação, quanto a visão estratégica do negócio. Em um breve resumo, fazem parte do Briefing: Público-alvo, análise Swot, posicionamento, expectativas do cliente, verbas disponíveis, conceito a ser trabalhado, concorrência e muito mais. Lembre-se, ter um Briefing é tão importante quanto conhecer técnicas de venda. Além de esse documento funcionar basicamente como o manual de instruções da empresa, ele compõe também, vantagens como: A oportunidade de a empresa desenvolver trabalhos memoráveis, inspiração e um ótimo planejamento.

Em síntese, o briefing não garante, mas torna possível que outros alinhamentos estratégicos, impactem positivamente sobre as outras fases do projeto e seus envolvidos. E você? Quer aprender um modelo de Briefing, super personalizado? Será um prazer te encontrar no direct!

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded