Jornal DR1

Encontro de Bibliotecas Escolares debate o potencial transformador da literatura

Evento é promovido pelo Polo Educacional Sesc e tem inscrições gratuitas

 

Literatura, humanidade e transformação social” é o tema do XIII Encontro Escola Sesc de Bibliotecas Escolares, que será realizado nos dias 19 e 20 de outubro, no Polo Educacional Sesc, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro. As inscrições são gratuitas e estarão abertas a partir do dia 10 de outubro pelo site do Polo. Nesta edição, o evento aborda o potencial transformador da literatura para a sociedade, que permite a amplificação de vozes marginalizadas, a denúncia de injustiças e o incentivo a compreensão mútua entre diferentes grupos sociais.

O Sesc tem desenvolvido, ao longo de toda a sua história, ações para que a sociedade brasileira tenha acesso a informações por meio do incentivo à leitura e à multiplicação dos saberes. Os espaços dedicados às bibliotecas são um importante caminho para esse trabalho e, nesse sentido, o Encontro de Bibliotecas Escolares se tornou uma referência de formação, diálogo e trocas de experiências para os profissionais da área de biblioteconomia e leitura no Estado do Rio de Janeiro.

 

O evento terá como abertura a palestra da coordenadora de projetos do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário Queiroz Filho (IBEAC) e gestora da Rede de Leitura LiteraSampa, Bel Santos, que destacará o caráter humanizador da literatura, contribuindo para o entendimento e debate de questões que atravessam a escola e a sociedade, como intolerância, racismo, violência e desinformação, entre outros.

 

Em seguida, será realizada uma mesa de debate sobre Biblioteca Comunitária, Literatura e Transformação Social, com a participação de Jota Marques, comunicólogo e educador popular; Eliseu Banori, pesquisador e escritor guineense; e Lucia Lino, bibliotecária voluntária na biblioteca comunitária A Casa Amarela. O evento também conta com oficinas sobre mediação de leitura com jovens, educação antirracista, fake news e literatura indígena. As atividades do encontro contarão com intérpretes de libras.

 

Rede Sesc de Bibliotecas

O Sesc mantém bibliotecas em todo o território nacional. São 324 unidades fixas e 46 unidades móveis do projeto BiblioSesc, promovendo o acesso a informação e compartilhando conhecimento. Além disso, as bibliotecas da Instituição promovem programações de incentivo ao hábito de ler, como bate-papos com autores, contação de histórias e mediação de leitura, entre outras.

 

Serviço | XIII Encontro Escola Sesc de Bibliotecas Escolares

Inscrições: 10 a 17/10

Site

Local:

19/10: Polo Educacional Sesc – Av. Ayrton Senna, 5677 Jacarepaguá, Rio de Janeiro/RJ

20/10 – Oficinas on-line.

Programação:

19 de outubro

8h30 – Credenciamento

9h15 – Abertura Institucional

9h30 – Palestra de abertura – Bel Santos Meyer

11h Mesa – Biblioteca Comunitária, Literatura e transformação social

Jota Marques – comunicólogo e educador popular

Eliseu Banori – pesquisador e escritor guineense

Lucia Lino – bibliotecária voluntária na biblioteca comunitária A Casa Amarela.

12h40 Apresentação do documento Bibliotecas Escolares do Sesc

13h Almoço

14h Apresentação cultural

14h15 Oficinas

Mediação de leitura com jovens – com Eliza Moreno, arte-educadora e pesquisadora do grupo de estudos GELIJ da Cátedra UNESCO de leitura (PUC-Rio).

Educação antirracista – com Renato Nogueira, pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Leafro), coordenador do Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Infâncias (Afrosin).

 

20 de outubro

10h às 12h Oficinas on-line

Fake news – com Márcia Azen, Mestra em Ciência da Informação e integrante do Grupo de Pesquisa Escritos (Estudos Críticos em Informação, Tecnologia e Organização Social).

Literatura indígena – com Márcia Kambeba, escritora de literatura indígena, especialista em Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24