Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Equipes da Prefeitura do Rio montam esquema especial para a partida entre Fluminense x Corinthians, nesta quinta-feira, no Maracanã

3249488804_c1ea734740_b

 

A Prefeitura do Rio montou uma operação especial para a partida entre Fluminense e Corinthians, que acontece nesta quinta-feira, às 21h30, no Maracanã, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. O Centro de Operações Rio, a Guarda Municipal, a Secretaria de Ordem Pública e a Comlurb farão ações especiais e contarão com um efetivo de 595 agentes. O esquema especial de tráfego, elaborado pela CET-Rio, prevê as seguintes interdições:

Das 19h às 01h:

-Rua Prof. Eurico Rabelo;

-Rua Visconde de Itamarati, entre as ruas São Francisco Xavier e Prof. Eurico Rabelo;

-Rua Isidro de Figueiredo;

-Rua Conselheiro Olegário;

-Rua Artur Menezes;

-Duas faixas da Av. Rei Pelé, sentido Centro, entre a Av. Prof. Manoel de Abreu e o Museu do Índio;

-Av. Maracanã, sentido Centro, entre a Rua São Francisco Xavier e a Av. Rei Pelé;

Das 23h às 01h:

-Av. Professor Manoel de Abreu, pista sentido Centro, entre a Rua São Francisco Xavier e a Av. Rei Pelé;

-Rua Dona Zulmira, entre a Av. Professor Manoel de Abreu e a Rua São Francisco Xavier.

Gráfico I.jpeg

ROTAS ALTERNATIVAS – Os veículos deverão utilizar as seguintes rotas alternativas:

Provenientes do Centro e Zona Sul

-Para a Tijuca: utilizar rota da Av. Paulo de Frontin e Rua Dr. Satamini ou seguir pela Praça da Bandeira, Rua Pará / Rua Paraíba e Rua Mariz e Barros;

-Para Vila Isabel e Grajaú: utilizar rotas acima e em seguida Rua Major Ávila e Rua Felipe Camarão;

-Para a região do Grande Méier: utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói.

Provenientes da Tijuca, Grajaú, Vila Isabel e entorno

-Para o Centro e a Zona Sul: utilizar a rota da Rua Conde de Bonfim – Rua Haddock Lobo.

Provenientes do Grande Méier

-Para o Centro e a Zona Sul: utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói.

Efetivo e monitoramento:

As condições do trânsito serão monitoradas quanto a eventuais impactos e os tempos semafóricos serão ajustados para melhorar a fluidez no entorno da região. A operação de trânsito contará com 55 operadores, entre agentes da CET-Rio e apoiadores de tráfego contratados, oito veículos operacionais e 10 motocicletas. Também serão utilizados nove painéis de mensagens variáveis que informarão sobre os horários dos fechamentos e as rotas alternativas.

O Centro de Operações Rio será o centralizador das informações das equipes operacionais da Prefeitura do Rio e vai monitorar o entorno do estádio e ruas próximas com 55 câmeras. Na Sala de Situação do equipamento público, situado na Cidade Nova, 50 agentes vão monitorar a região e abastecerão os agentes nas ruas com informações privilegiadas, visando proporcionar conforto e alternativas para o torcedor. Todas as informações estarão disponíveis para os cidadãos cariocas por meio das redes sociais do Centro de Operações (@operacoesrio) ou através do site e do aplicativo do COR, que é o COR.Rio.

Moradores do entorno:

O acesso de veículos de moradores do entorno imediato ao Maracanã (Ruas Prof. Eurico Rabelo, Visconde de Itamarati, Isidro de Figueiredo, Artur Menezes e Conselheiro Olegário) será feito, exclusivamente, pela Av. Paula Sousa e a Rua Prof. Eurico Rabelo, mediante apresentação de comprovante de residência.

Gráfico II.jpeg

Recomendação importante:

É recomendado aos motoristas que evitem passar pela região nos horários das interdições, procurando antecipar o horário de seus deslocamentos.

Limpeza:

A Comlurb preparou uma operação especial de limpeza para o jogo entre Fluminense e Corinthians. Os serviços serão iniciados a partir das 8h, com a lavagem hidráulica com água de reuso e uma mistura de detergente e hipoclorito, em do entorno do estádio e principais vias, dentro do projeto Calçada de Responsa, com dez garis e apoio de três pipas d’água.

O planejamento operacional prevê a presença de 136 garis no serviço antes, durante e após a partida. Além da lavagem hidráulica, haverá limpeza geral, com varrição e remoção dos resíduos. O último grupo vai trabalhar a partir das 18h, até que todo o entorno do estádio esteja limpo. As equipes vão contar com apoio de um caminhão compactador, dois caminhões tipo satélite, um caminhão basculante, duas varredeiras de grande porte e três pipas d’água com água de reuso. Serão colocados ainda 60 contêineres de 240 litros nas barreiras de acesso ao estádio e ao longo de todo o calçadão.

Ordenamento público:

A Secretaria de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal (GM-Rio) prepararam  esquema operacional com 354 agentes para a partida entre Fluminense e Corinthians. Serão realizadas ações de ordenamento urbano e controle do trânsito nas principais vias de acesso ao estádio, como as avenidas Maracanã, Professor Manoel de Abreu, Rei Pelé e ruas Professor Eurico Rabelo e São Francisco Xavier.

A operação também vai contar com reforço dos grupamentos especiais de Cães, Tático Móvel e de Operações Especiais. No local não haverá áreas de estacionamento. Por isso, a Guarda Municipal recomenda aos torcedores que priorizem o transporte público para chegar ao estádio. A Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques, vinculada à Seop, vai atuar com dez reboques no entorno do Maracanã durante toda a partida.

Confira também

Nosso canal

Mulheres Extraordinárias