Colorida e fascinante, as escadas atraem visitantes de todo o mundo
A Escadaria Selarón é uma obra arquitetônica localizada entre os bairros de Santa Teresa e Lapa, no Rio de Janeiro, Brasil,[2] decorada pelo artista chileno radicado no Brasil de longa data, Jorge Selarón, que declarou-a como uma “homenagem ao povo brasileiro”. A obra do artista chileno é considerada a terceira atração turística mais buscada pelos turistas do Rio de Janeiro, atrás somente do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar.
Em 1990, Jorge Selarón começou a renovar alguns degraus da escadaria, que se encontrava em péssimo estado de conservação e que passa em frente à sua casa. No início, os vizinhos zombavam com as combinações bizarras de cores no momento em que ele mesclava os degraus com pedaços de azulejos em azul, verde e amarelo, ou seja, as cores da bandeira do Brasil. O que era um um passatempo passou a ser sua principal paixão. Selarón estava quase sempre sem dinheiro e então vendeu quadros para financiar a sua empreitada. Foi um longo e cansativo trabalho, mas o artista continuou com a obra e finalmente cobriu todo o conjunto de degraus da escadaria em azulejos, cerâmicas e espelhos.
A escadaria fica a apenas 5 minutos dos Arcos da Lapa. Nela, há duzentos e quinze degraus medindo 125 metros de comprimento, os quais são cobertos por cerca de cinco mil azulejos recolhidos de cerca de 120 países. Mal havia ‘concluído’ uma parte dos degraus, Selarón iniciou os trabalhos na outra parte, trocando os azulejos constantemente de modo que fosse uma peça de arte sempre em evolução. Selarón considerava a obra como “nunca completa”[10] e sempre afirmava: “Este sonho louco e único só vai acabar no dia da minha morte”;
Inicialmente, os azulejos foram retirados de vários canteiros de obras e monte de resíduos urbanos encontrados nas ruas do Rio de Janeiro, mas nos últimos anos a maioria dos azulejos foram doados a Selarón pelos visitantes de todo o mundo. Dos mais de 2 000 azulejos, cerca de 300 são pintados à mão.;Em maio de 2005, a escadaria foi tombada pela prefeitura da cidade e Selarón recebeu o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro.A Escadaria Selarón tem acesso livre a qualquer hora, sem cobrança de entrada. Durante o dia, é maior o movimento nas ruas da Lapa e do Centro de 2ª a 6ª, mas a escadaria recebe muitos turistas nos sábados e domingos também.