Jornal DR1

Escola Naval na Ilha de Villegagnon

Foto: Divulgação

História, beleza e tradição

Um local que muito carioca não conhece é a Escola Naval na Ilha de Villegagnon. Essa Ilha tem uma relação indissociável com a História da cidade do Rio de Janeiro. Em 1555, os franceses – liderados por Nícolas Durand de Villegagnon – daí o nome da Ilha – tentaram invadir a Baía de Guanabara e fixar nessa região uma colônia. Suas motivações tinham natureza econômica e religiosa. Hoje a Ilha abriga a Escola Naval que é a Instituição de Ensino Superior mais antiga do Brasil, onde formam-se os futuros oficiais dos Corpos da Armada, de Fuzileiros Navais e de Intendentes de Marinha. Fundada em 1782, em Lisboa, foi transferida para o Brasil em 1808, por ocasião da vinda da corte portuguesa. Desde 1938 se encontra instalada na Ilha de Villegagnon, sítio histórico que foi testemunha de diversos acontecimentos a partir do século XVI como a França Antártica e a Revolta da Armada. Durante o percurso, o visitante terá oportunidade de conhecer alguns pontos de interesse como os Pátios Inhaúma e Saldanha, o Túnel Histórico e o Museu da Escola Naval.

O visitante deve comprar seu ingresso, preferencialmente na internet, pois pode não ter na bilheteria, e no dia, chegar até trinta minutos antes para validar seu ingresso. O sistema de som anunciará o passeio e convida os visitantes para concentração no pátio do Espaço Cultural da Marinha. Um militar conduzirá e realizará o embarque, devendo cada visitante apresentar o ingresso preenchido com nome e um documento, o qual ficará retido. A embarcação suspende para um transfer de vinte minutos e ao desembarcar na Escola Naval um grupo de aspirantes e dois guias farão a recepção e conduzirão todos para um auditório, onde assistirão um vídeo institucional. Na sequência, os visitantes serão divididos em dois grupos e cada guia de turismo assume o seu grupo fazendo um tour na Ilha, com a participação de aspirantes. Durante a visitação haverá parada para fotos e terminarão o passeio na loja de souvenir. Na Escola Naval não há ponto de venda de alimentos/bebidas. São disponibilizados banheiros e bebedouros. Incentivamos que traga sua garrafa/copo. O retorno ocorre na mesma embarcação e após desembarque no Espaço Cultural, caso queira, o visitante poderá visitar os seus atrativos. Mais informações no título Visita ao Espaço Cultural da Marinha (ECM).

Como Visitar

  • A visita à Ilha de Villegagnon/Escola Naval é uma das opções de entretenimento disponível no Espaço Cultural da Marinha (ECM), localizado na Orla Conde, Praça XV, Rio de Janeiro.
  • O acesso à Ilha de Villegagnon será realizado somente por meio de embarcação.
  • Leia atentamente as instruções abaixo, a fim de evitar imprevistos por falta de conhecimento.

Funcionamento

  • A Ilha de Villegagnon abre suas portas para visitação mensalmente.  Está programada visita para os dias: 22 de março, 12 de abril, 17 de maio, 28 de junho, 26 de julho, 09 de agosto, 20 de setembro, 18 de outubro, 08 de novembro e 06 de dezembro, para maiores informações entre no  site na aba – Ilha de Villegagnon / Escola Naval, nesses dias o Espaço Cultural da Marinha abrirá às 09h, virtude das vendas de ingressos na bilheteria.

Duração da visita

  • Transfer de ida e volta: 40 (quarenta) minutos (embarcação).
  • Tour na Ilha: 01h20.
  • O total da visitação é de 2h, aproximadamente.

Disponibilidade de ingressos

  • Embarcação………….…….. 70 vagas.

Visita ao Espaço Cultural da Marinha (ECM)

O ingresso para Ilha de Villegagnon dá direito a visitar as atrações do ECM, como cortesia, não sendo considerada parte do valor pago para efeito de devolução, caso ocorra o fechamento do ECM. Essa visita pode ser realizada após o retorno da visitação à Ilha de Villegagnon/Escola Naval. Como atrativos o visitante encontrará o Submarino Museu Riachuelo, o Contratorpedeiro Bauru (participou da segunda guerra mundial), o caça de interceptação e ataque Skyhawk, o Helicóptero de combate SH3, a Nau dos Descobrimentos e os carros tanques de combate. Consulte na aba Espaço Cultural, menu principal, o status de cada atrativo, pois pode ocorrer de estar fechado/ausente para manutenção.

A visitante deve realizar a visitação respeitando o seu limite. Antes de comprar o ingresso faça uma pré avaliação das suas condições físicas e durante a visitação, a qualquer momento, no caso de mal estar, solicite orientações para a guia. É disponibilizado atendimento médico de urgência, por empresa contratada, sendo possível a remoção para um hospital, se for o caso.

Confira também

Nosso canal