Jornal DR1

Espanha começa a liberar entrada de turistas vacinados nesta semana

A partir desta segunda-feira (7), a Espanha vai voltar a liberar a entrada de turistas no país, que já estejam vacinados, independente da procedência. Com isso, turistas brasileiros, inclusive, que já estejam totalmente imunizados poderão entrar no país europeu. A Espanha é um dos primeiros grandes destinos que vai liberar a entrada de brasileiros. Na maioria dos países europeus, passageiros oriundos do Brasil só entram com PCR negativo, além de ter que passar por quarentena, seja no próprio destino ou em outro lugar que tenha entrada autorizada.

O anúncio da reabertura para turistas foi feito pelo primeiro-ministro Pedro Sánchez, na última sexta-feira. Segundo ele, a ideia é voltar a incentivar o turismo no país, que é umas das principais fontes de rendas em grandes cidades, como a capital Madri e Barcelona.

“Todas as pessoas vacinadas e suas famílias também são bem-vindas em nosso país”.

Espanha é o segundo principal destino turístico do mundo e espera atrair cerca de 45 milhões de turistas estrangeiros neste ano (metade do que recebeu em 2019, antes da pandemia). O governo espanhol também retirou restrições às chegadas do Japão. Viajantes de oito países, como Austrália, China e Israel, já estão autorizados a entrar no território para viagens não essenciais.

O chefe do governo espanhol disse também confirmou a liberação de entrada de britânicos “sem restrições e sem exigências sanitárias”. 

Eles representavam o maior número de turistas estrangeiros antes da pandemia (foram 18 milhões em 2019) e atualmente só podem ingressar na Espanha em casos de urgência. Como efeito de comparação, o retorno de britânicos às praias espanholas é importante para a economia do país, pois o turismo representava 14% do PIB pré-pandemia.

Enquanto a Espanha libera, os outros países ainda estudam a melhor forma de liberar a entrada dos brasileiros. Por ora, quem tomou a Coronavac, a vacina do laboratório chines SinoVac, ainda não é regularizada pelos órgãos de saúde da Europa e segue a discussão se quem se vacinou com esse imunizante será aceito. 

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded