Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Estudantes criam projeto de ecodraga com potencial para limpar lixo da Baía de Guanabara

Três estudantes do ensino técnico da Escola Firjan Senai Sesi São Gonçalo, no Rio, desenvolveram um projeto de ecodraga com potencial para minimizar uma situação crônica vivida pelos cariocas em decorrência do processo de degradação que se intensificou, principalmente nas décadas de 50 e 60, com o elevado crescimento urbano: a poluição da Baía de Guanabara, uma das maiores do litoral brasileiro e que englobando praticamente toda a Região Metropolitana. O projeto foi desenvolvido para limpar o lixo que flutua sobre a água.

Com o auxílio de um engenheiro, os alunos Carlos Eduardo Veras Keller, Daniel Caruso Melo Roquette Couto e Rafaela Pessanha de Freitas desenvolveram o projeto de embarcação usada para recolher o lixo do mar. Diferentemente de embarcações coletoras semelhantes, a ecodraga evitar o vazamento de gasolina na água, já que é movida à energia solar.

A embarcação, com 14 x 7 metros de tamanho, pode navegar por até sete horas em cada operação. Nela ficariam um
reservatório para o lixo e uma esteira na parte frontal, capaz de recolher e armazenar mais de 300 garrafas pets grandes por operação. “Com várias ecodragas em funcionamento, seria possível minimizar o impacto ambiental do descarte de lixo na baía”, diz Keller. Os estudantes já fizeram o protótipo da embarcação e, agora, estão atrás de empresas e de autoridades do governo para tentar tirá-lo do papel.

O projeto está concorrendo a um prêmio: é um dos finalistas da 19ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE 2021). Promovida anualmente pela Escola Poliécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico- LSI-TEC, a FEBRACE é considerada a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e
Engenharia em abrangência e visibilidade.

Nesse ano, a premiação reúne, ao todo, 345 projetos finalistas, desenvolvidos por 716 estudantes de 295 escolas do ensino fundamental, médio e técnico de todo o País. Conta ainda com a participação de 482 professores. Os projetos serão julgados e premiados pela criatividade e rigor científico. A cerimônia de premiação está marcada para 27 de março, com transmissão pelo canal oficial da Febrace no Youtube.

Confira também

Nosso canal

Solenidade Centenário Casa do Minho