Jornal DR1

Ex-prefeito do Rio de Janeiro, Roberto Saturnino, morre aos 93 anos

Nesta quinta-feira (3), morreu o ex-prefeito do Rio, Roberto Saturnino Braga, aos 93 anos. Ele estava internado no CTI Hospital Pró-cardíaco desde a última sexta-feira (27) em cuidados paliativos. Apesar da morte ter sido anunciada pela filha do ex-prefeito, Maria Adelia, até o momento não há informações sobre o motivo da internação. 

Saturnino era conhecido por sua defesa do socialismo e da democracia. Braga foi o primeiro prefeito democraticamente eleito do Rio de Janeiro, em 1985, após a volta das eleições diretas nas capitais. Durante seu mandato, enfrentou grandes desafios, incluindo a declaração de falência do município em 1988, que impactou negativamente sua imagem.

Antes de se tornar prefeito, ele foi senador pelo Rio de Janeiro, eleito em 1974 pelo MDB, em um contexto de ditadura militar no Brasil, derrotando o candidato apoiado pelo regime. Ao longo de sua carreira, Saturnino esteve filiado a diversos partidos, como o PDT, o PT, e, mais tarde, o PSB. Ele se retirou da política em 2006, mas continuou a contribuir com o debate público e voltou a se filiar ao PSB em 2019.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24