Repensar como peça que você usa é feita e consumida é a proposta do movimento global Fashion Revolution
Este trabalho analisou a experiência com arte e moda na educação em artes visuais, desenvolvida em escola pública do nordeste brasileiro. Utilizou-se a abordagem metodológica de projetos pedagógicos em artes visuais, aplicando doze aulas teórico-práticas, criando experiências com arte têxtil a partir da reutilização de sacolas plásticas para a confecção de vestimentas utilizando as técnicas de moulage e crochê. As atividades levaram os estudantes a refletirem sobre o papel social da arte na moda e sua contribuição pessoal para a sustentabilidade a partir da customização de resíduos sólidos.
Por meio de diálogos, atividades experimentais e da pedagogia de projetos, a escola formal pode se tornar um laboratório vivo, capaz de formar sujeitos críticos e questionadores em relação a seu papel no mundo contemporâneo.
Escolhemos desenvolver o projeto “Criando moda: Uma alternativa possível” nas turmas do9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Dr. Hélio Mamede de Freitas Galvão, localizada na região central do município de Goianinha, a 58 km da cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2021), a cidade de Goianinha conta com aproximadamente 26.328 habitantes e 46,7% da população conta com uma renda mensal de até 1/2 salário mínimo. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nos anos finais do ensino fundamental (rede pública) é de 3,6.
Ao propor um projeto de ensino das artes visuais para o 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal de Goianinha, objetivamos desenvolver aulas em que estudantes pudessem reaproveitar materiais descartados, como sacolas plásticas para aprender a produzir vestimentas, utilizando técnicas tradicionais como moulage e/ou crochê e refletir sobre o consumo consciente. Realizamos doze aulas no ano de 2019, entre os meses de abril e junho, com o intuito de experimentar na prática, todas as etapas para a confecção de uma vestimenta. O processo foi trabalhado com fundamentação teórica sobre moda e sustentabilidade, concepção de croqui, até a finalização das peças, produzidas com sacolas plásticas reutilizadas.
O projeto, baseado na pedagogia de projetos e na prática reflexiva dos(as) educadores(as), implica na experimentação e na análise de diferentes possiblidades de experimentação artística, entre elas a modelagem. Para Hernández (1998), os projetos pedagógicos permitem a estudantes se aproximarem de suas identidades e isso favorece a construção da subjetividade, por isso é importante pensar nas vivências fora da escola e as transformações sociais para tornar os aprendizados significativos para a vida.
Além disso, abordamos temas transversais presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como questões contemporâneas, valores básicos para cidadania, sustentabilidade ambiental e consumo consciente, colocando o(a) estudante como protagonista do processo de criação.
Sustentabilidade Ambiental
Desenvolvimento sustentável é um termo criado em 1983, pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, das Organizações das Nações Unidas (ONU). Com o intuito de debater e buscar alternativas para propiciar uma tríade entre desenvolvimento econômico, social e a conservação ambiental.
Na sua essência, o desenvolvimento sustentável é um processo de mudança no qual a exploração dos recursos, o direcionamento dos investimentos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional estão em harmonia e reforçam o atual e futuro potencial para satisfazer as aspirações e necessidades humanas.