Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Feira Refúgio em Foco de Imigrantes Empreendedores Sociais acontece no pátio da Prefeitura do Rio nesta quarta-feira

Evento reúne 20 barracas com produtos e gastronomia de diversos países da África e da América Latina

A Secretaria Especial de Cidadania realiza, na próxima quarta-feira (22), a Feira Multicultural Refúgio em Foco de Imigrantes Empreendedores Sociais. O evento reúne 20 barracas com empreendedores de diversas nacionalidades, como Angola, Argentina, Colômbia, Congo, Chile, Haiti, México, Senegal e Venezuela, e que residem na cidade. A feira acontece no pátio da sede da Prefeitura do Rio, na Rua Afonso Cavalcanti, 455, na Cidade Nova, das 9h às 17h.

Diversidade de produtos e pratos típicos de vários países do mundo é um dos atrativos do evento. Objetos de decoração e acessórios, como bolsas e carteiras, e peças em artesanato, como bijuterias em trançados, peças em aço e também com pedras naturais e macramê e roupas com estampas africanas exclusivas.

Outro destaque do evento é a gastronomia e seus vastos e diferenciados sabores. Nesta edição, serão 12 barracas com pratos tradicionais, petiscos diferenciados e sobremesas: um festival de delícias para experimentar.

Os pratos típicos do Congo, servidos pelo chef Kimberly são muito disputados, assim como a cocada do colombiano Jhon e a arepa venezuelana, com massa à base de farinha de milho e recheios. O patacon colombiano, espécie de panqueca com massa à base de banana e recheios variados, de carne ou frango, também já é sucesso nas várias edições da feira.

As empanadas argentinas ou chilenas, assim como os brownies e doces da venezuelana Catalina, também são bastante disputados. No quesito bebida, um dos diferenciais é o mangachu, típica do Congo, à base de gengibre.

Renato Moura, secretário especial de Cidadania, ressalta a importância do evento para empreendedores imigrantes e refugiados que vivem no Rio. “A feira é uma bela vitrine para o trabalho desta população e também possibilita maior visibilidade à sua cultura. Um espaço de integração e produtividade que já se firmou no calendário da cidade”, declara.

Confira também

Nosso canal

Mulheres que Fazem a Diferença