Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Glória ao Samba lança o disco Portela 59

O mitológico disco da Escola de Samba Portela ganha vida depois de quase 63 anos de espera.

No último dia 24 de setembro, o Instituto Cultural Glória ao Samba (IGS), agrupamento sediado em São Paulo e que durante os últimos 14 anos têm se dedicado à pesquisa, preservação e divulgação do samba praticado entre as décadas de 1920 e 1960, lançou o disco inédito do Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela, no Cordão da Bola Preta (CBP).

Foto: JornalDR1/Flávio Barcellos

A gravação do disco ocorreu no dia 28 de novembro de 1959, e permaneceu guardada nos últimos 62 anos. A fita foi localizada por membros do IGS no ano de 2017, juntamente com Gracita Garcia Bueno, detentora do acervo do Selo Festa, fundado por Irineu Garcia, seu tio, responsável pelo registro na época.

Entre os pesquisadores, historiadores do samba e colecionadores, este disco sempre foi objeto de procura e curiosidade. Era o famoso disco que todos já tinham ouvido falar, mas nunca escutaram.

Foto: JornalDR1/Flávio Barcellos

Produzido de maneira totalmente independente, o disco foi pensado para preservar o áudio captado na época e conta com uma capa que faz menção aos grandes álbuns de samba lançados no mesmo período.  O material é composto por 7 composições históricas. Entre elas, o samba-enredo inédito com o qual a agremiação foi campeã no ano de 1958. Trata-se do segundo registro em LP na história da Portela e é considerado um dos mais raros registros das escolas de samba.

Além das composições do disco, o agrupamento Glória ao Samba interpretou diversos clássicos da agremiação nascida no bairro

Foto: JornalDR1/Flávio Barcellos

carioca de Oswaldo Cruz.

Confira também

Nosso canal

Solenidade Centenário Casa do Minho