Medida faz parte do Programa de Democratização dos Imóveis da União anunciado pelo Poder Executivo
Na manhã de ontem (26), a União e a Prefeitura do Rio de Janeiro firmaram um acordo de repassar a gestão do prédio da antiga Estação Leopoldina, localizada no Centro da cidade, para o munícipio do Rio. Assinaram o acordo o prefeito Eduardo Paes, o presidente Lula e a ministra Esther Dweck, da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, no Palácio do Planalto, em Brasília.
O objetivo do repasse é que medidas de restauração do prédio, que possui valor histórico, sejam realizadas pela Prefeitura do Rio. De acordo com Eduardo Paes, o prédio deve ser ocupado por escolas técnicas do Governo Federal.
Na parte de trás da estação devem ser construídos um centro de convenções e uma segunda Cidade do Samba, para abrigar os barracões das escolas de samba da Série Ouro. Além disso, é previsto também um conjunto habitacional do programa Minha Casa, Minha Vida.
“Na prática, a gente passa a ter responsabilidade sobre o espaço e a gente já apresentou, no passado, um projeto em que se em que se previa a reforma do próprio prédio da estação”, afirmou o prefeito.
Além da Estação Ferroviária Leopoldina, também fazem parte do Programa de Democratização dos Imóveis da União anunciado pelo Governo Federal na manhã desta segunda o Hotel dos Ingleses, na Glória, o Núcleo Dona Castorina, no Jardim Botânico, e o Edifício no Santo Cristo, no Centro.