Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Grupo desenvolve projeto de criação do Museu da Umbanda em São Gonçalo

 

A previsão é que seja inaugurado em 2023.

O Rio de Janeiro é um estado que abriga uma vasta diversidade étnica, cultural e religiosa. Mesmo sendo de pouco conhecimento coletivo, a cidade de São Gonçalo foi berço de uma das religiões mais seguidas no Brasil: a Umbanda. Para contextualizar a história do seu nascimento no país e combater a intolerância, religiosos e especialistas planejam fundar o Museu da Umbanda ou MuseUmbanda em solo gonçalense.

Deu-se início em 1908 no bairro de Neves-SG. Idealizada por Zélio Fernandino de Moraes, a Umbanda baseia-se em três 3 conceitos fundamentais: Luz, caridade e Amor.

Nas décadas de 1930 e 1940 as casas de Umbanda se disseminaram pelo tecido urbano mais moderno do país, o das cidades grandes, onde registram-se centenas de casas que praticam-na desde então.

Nasce assim em 2019 o Projeto do Museu da Umbanda, ou como já ficou conhecido o MuseUmbanda, uma instituição que trará a possibilidade de territorializar a Umbanda em seu município, salvaguardar sua memória, servir de anteparo aos inúmeros casos de intolerância religiosa no Estado do Rio de Janeiro e mais, desenvolver exposições temáticas e produzir conhecimento cultural nos campos da arte, música, literatura, dança, etc. O MuseUmbanda muito mais que uma estrutura física, será um novo espaço para o resgate da Umbanda e das Matrizes Africanas dentro do Estado.

Hoje, o projeto está em fase de discussão legislativa e breve deverá chegar a produção museológica. Mais do que um Museu, a proposta do MuseUmbanda é de Resgate e Resistência. Em 2021 a umbanda completa 113 anos de muita luta e um completo apagamento histórico. Mais do que necessário, o MuseUmbanda é um clamor social.

Para entrar em contato com os idealizadores:

museumbanda@gmail.com

Confira também

Nosso canal

Mulheres Extraordinárias