Por Marynês Meirelles
A II Mostra de Cinema China Brasil teve início na última segunda-feira (4), na Estação Net Rio, em Botafogo, Zona Sul do Rio. O Jornal DR1 compareceu ao evento idealizado por Arthur Chen, empresário chinês e um apaixonado pela “Sétima Arte”.
A abertura do evento foi realizada por Lucélia Santos, atriz que é muito conhecida na China por conta do sucesso da novela Escrava Isaura.
Arthur Chen, que é naturalizado brasileiro, ressalta que o seu objetivo é “promover o intercâmbio cultural entre os dois países, abrindo espaço para que todos possam conhecer a cultura desses países e o que é a produção audiovisual de ambos”.
Na plateia, muitas celebridades do Brasil e da China. Os representantes de cada filme foram chamados para receberem a premiação, o Troféu Arara Azul. Sob a curadoria de Hélio Pitanga, produtor e documentarista, esta Mostra apresenta 14 produções, sendo 7 produções chinesas inéditas e outras 7 brasileiras. Todas as produções foram premiadas.
Os filmes chineses, que já receberam outros prêmios e que estão na Mostra, são: Como Pai e Filho (filme infantil), De Volta ao Sul, Doudou e seu pai, Na Direção da Luz, Nuvens Brancas e Cães Azuis (Caminho para casa) e O Flamingo.
Os filmes brasileiros, que já estiveram em festivais e nos circuitos de arte, são: A Cidade onde Envelheço, Casa Grande, Heleno – O Príncipe Maldito, Minha fama de Mau, Um dia Qualquer, Vidas Partidas e o documentário Inhotim.
Após a premiação, posou para fotos e um coquetel que foi servido no foyer da Estação Net RIO.
A Mostra já está acontecendo e se estenderá até o dia 7 de dezembro, com uma programação totalmente gratuita.
A cobertura completa do evento você pode assistir através do canal do Youtube e também em nossas redes sociais.