Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Inscrições abertas: Projeto financia curta-metragens de jovens da periferia com 18 mil por cada projeto selecionado

 

As inscrições gratuitas seguem até às 23h59 do dia 30 de julho

Ter em mente uma ideia ligada ao universo audiovisual, é o primeiro passo para se inscrever na 2ª edição do “Coalizões Audiovisuais”. Com as inscrições abertas nesta segunda-feira (10), o prêmio é destinado à cineastas, roteiristas e produtores de favelas da cidade do Rio de Janeiro e Niterói, bem como da Baixada Fluminense.

 

Este ano, o intuito da iniciativa, que nasceu da urgência de fomentar financeiramente as produções audiovisuais periféricas, é premiar três propostas de curtas metragens, com R$18 mil reais cada, para que elas possam ser produzidas. Além do prêmio em dinheiro, o “Coalizões Audiovisuais” irá capacitar profissionais dos curtas contemplados: os integrantes das equipes  de laboratórios formativos com especialistas renomados em diversas áreas do audiovisual, como: roteiro, direção, produção, fotografia, som, montagem, pós-produção e circulação/distribuição.

 

Após a repercussão positiva da última edição, a idealizadora e diretora artística, Lia Bahia, destaca a importância desta continuidade. “O Programa Coalizões tem como objetivo dar visibilidade para realizadores e realizadoras de territórios periféricos através de encontros e trocas. Sabemos que estas produções são cada vez mais abundante e potente, apesar de ainda encontrar pouco espaço em festivais e nas políticas públicas. Queremos, nesta edição, estimular, valorizar e fomentar essas narrativas, imaginários e modelos de produção”, ressaltou.

 

Criatividade, inovação e profissionalização são palavras de ordem para esta proposta que preza por obras inéditas ou originais de ficção ou documentário com temática livre.

 

Para participar é simples! A pessoa candidata deve ser maior de 18 anos, não ter dirigido, roteirizado ou produzido longa-metragem, obra seriada e/ou mais de três curtas-metragens e ser residente de favelas da cidade do Rio de Janeiro, Niterói ou da Baixada Fluminense.

 

As inscrições podem ser feitas por formulário simplificado até o dia 30 de julho de 2023 através do link coalizoesaudiovisuais.com.br.

 

O Coalizões Audiovisuais é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Ancar Ivanhoe por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. Também é patrocinado pelo Ministério da Cultura, com apoio do Grupo Card através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. E é realizado pela Baluarte Cultura.

 

Conheça nosso Instagram e saiba mais sobre o projeto:

https://www.instagram.com/coalizoesaudiovisuais/

 

QUEM REALIZA O COALIZÕES AUDIOVISUAIS

A BALUARTE CULTURA (www.baluartecultura.com.br) cria soluções que unem interesses da sociedade e empresas, ajudando a construir um mundo com mais equidade através de parcerias multissetoriais. Em 18 anos de atuação, já realizou projetos que beneficiaram mais de 8 milhões de pessoas em todo o Brasil. Empresa B Certificada desde 2015, a Baluarte também é signatária do Pacto Global e foi uma das vencedoras do 1º Prêmio ODS da Rede Brasil do Pacto Global com o case Estúdio Escola de Animação. No Estúdio Escola, a Baluarte Cultura é responsável pelo planejamento estratégico, gestão operacional, captação de recursos, produção executiva e administrativa, além da mensuração de resultados.

 

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, cuida de um dos maiores patrimônios brasileiros: a cultura carioca.

São mais de 50 equipamentos espalhados por toda a cidade, entre teatros, arenas, museus, bibliotecas, salas de leitura e centros culturais. Uma das maiores redes municipais de equipamentos de cultura da América Latina.

Investimos mais de R$ 200 milhões por ano em cerca de 1.200 projetos pensados, produzidos e estrelados pela cena cultural carioca. São milhares de empregos gerados e um grande aporte financeiro para a cidade.

Criada em 2013, a Lei Municipal de Incentivo à Cultura da cidade do Rio de Janeiro (Lei do ISS) é o maior mecanismo de incentivo municipal do país em volume de recursos e busca estimular o encontro da produção cultural com a população. Acreditamos que a cultura é um vetor fundamental de desenvolvimento econômico e social e de protagonismo da diversidade, democracia e da nossa identidade.

Confira também

Nosso canal

Podcast casa do Garai Episódio #20