O governo Canadense publicou as novas regras de emissões para os carros elétricos, exigindo aumentos graduais, diretamente proporcional ao volume de vendas de novos veículos com emissão zero. Estão incluídos nessa regra os SUVs, carros de passeio e até mesmo caminhões leves, sendo a meta estabelecida em 100% de venda de veículos com emissões zero (ZEV) até 2035.
Importante destacar que a nova regra já vem sendo discutida desde 2022, logo depois da publicação do Plano de redução de Emissões para 2030 com instruções específicas para atingimento das metas climáticas para redução das emissões de GEE em 40% a 45% até o ano de 2030. Dentre essas instruções destaco a eletrificação, assim dizendo, dos transportes públicos incluindo o financiamento de estações públicas de recarga, infraestrutura e incentivos fiscais para aquisição de ZEV.
25% da pegada está no transporte
As novas regras têm como objetivo reduzir uma das principais fontes de GEE no Canadá: transporte. Este setor é responsável por 25% da pegada de carbono no País, conforme dados do próprio governo Canadense, sendo os veículos leves responsáveis por aproximadamente metade das emissões do setor.
“A criação de um padrão sobre a disponibilidade de veículos elétricos materializa um compromisso fundamental de nosso plano climático. Aumentar o número de veículos elétricos nas estradas é outro exemplo das medidas que estamos tomando para combater a mudança climática e, ao mesmo tempo, ajudar a tornar o custo de vida mais acessível.” Steven Guilbeault, Ministro do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas.
O futuro de todos nós
As metas das novas regras começam efetivamente em 2026, com a exigência de que pelo menos 20% das vendas de veículos novos por fabricantes e importadores de automóveis sejam ZEVs. A partir daí, aumentarão para 60% até 2030 e chegarão a 100% até 2035. As estatísticas indicam que as vendas de veículos elétricos a bateria e híbridos plug-in representaram um pouco menos de 8% dos registros de veículos novos no primeiro semestre de 2022.
As novas regras visam ajudar a aumentar a disponibilidade de ZEVs para os consumidores e faz parte do plano do governo para apoiar a cadeia de suprimentos automotiva e de baterias do setor automotivo. O governo acrescentou que as regras se alinham com as regulamentações emergentes da América do Norte, particularmente a regra anunciada no ano passado na Califórnia, que exige que todas as vendas de carros novos, caminhonetes e utilitários esportivos no estado sejam veículos de emissão zero até 2035, o que foi seguido por normas semelhantes em 10 outros estados americanos.
A União Europeia também têm regulamentações em vigor que visam às vendas de carros novos somente com ZEV até 2035.
Créditos: Agradeço ao colega Mark Segal (ESG Today).