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Jornada ESG: Greenwashing

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA anunciou na última segunda-feira que multou o braço de investimento de um grande banco alemão, a DWS, uma das maiores gestoras de ativos da Europa, em 25 milhões de dólares. Conforme informado pelo portal invest.com a acusação foi de declarações falsas sobre seus investimentos ambientais, sociais e de governança (ESG). Trata-se da maior sanção por greenwashing já imposta pela SEC a um gestor de ativos. 

Ainda de acordo com o portal, a empresa se apresentava como líder em investimentos ESG, mas de agosto de 2018 até o final de 2021 não conseguiu implementar certas políticas relacionadas conforme foram cobradas dos investidores. Em investigação conduzida pela SEC descobriu-se que a DWS não conseguiu desenvolver um programa de combate à lavagem de dinheiro conforme exigido pela legislação europeia (Parlamento Europeu).

O que é o Greenwashing?

Termo inglês que descreve fatos e dados falsos de sustentabilidade. Um bom exemplo são as marcas de produtos de limpeza que se dizem sustentáveis e com embalagens que não agridem o meio ambiente. Porém, sem comprovação.  A situação é tão alarmante que 87% dos investidores (pesquisa Global Investors Survey 2022/PWC) afirmaram acreditar que os relatórios corporativos apresentam declarações de sustentabilidade sem comprovação ou suporte de um estudo. Casos como estes ilustram o conceito de sustentabilidade falsa e podem prejudicar a imagem das empresas, não apenas com os investidores, mas também com os consumidores.

E por que as empresas praticam?

Por 2 motivos básicos. O 1º é para se adaptar aos hábitos dos consumidores e o 2º a falta de conhecimento dos mesmos. Veja: 66% dos consumidores da geração Z gastariam mais em produtos vendidos por uma marca sustentável (Consultoria McKinsey) e 70% da geração Z afirma estar envolvida em questões sociais e políticas (Edelman Trust Barometer 2022). Ou seja, como os consumidores estão em busca de produtos “verdes” as empresas (mal intencionadas) buscam a todo custo vender para esse público, custe o que custar. 

O consumidor consegue identificar Greenwashing?

Alguns indicadores que podem ajudar a identificar são a quantidade de recursos naturais utilizada na produção; quantidade de materiais e produtos reciclados e o ciclo de vida de um produto. Difícil, não? Leia, se informe e na dúvida não compre.

As empresas conseguem se precaver do greenwashing?

Principais pontos (incluir a cadeia de fornecedores também): 

  • Implementar métricas e processos pautados na análise risco do negócio;
  • Traduzir os riscos para um programa de investimento ESG (estratégico); 
  • Identificar, mensurar e monitorar os impactos ambientais (positivos e negativos);
  • Transparência de dados

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