Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Jornada ESG: Reino Unido quer regular o ESG

Foto: Equipe GNPW Group

Recentemente publiquei em minha página no LinkedIn o artigo intitulado “Os Cisnes Negros e os Rinocerontes Cinzas estão à solta”, onde abordo de  forma pragmática as incertezas de um mundo não-linear. Nele destaco o pensamento de Peter Drucker que disse certa vez que a melhor forma de prever o futuro é criando-o. Tarefa difícil para aqueles que ignoram a existência das incertezas, em um mundo cada vez mais não-linear. Modelos, padrões e fórmulas mágicas não são mais aplicáveis. A capacidade de adaptação a mudanças bruscas e repentinas é a grande tônica do mundo contemporâneo. Afinal, Charles Darwin já havia sentenciado que o mundo não será dos mais fortes, mas daqueles que tiverem mais capacidade de se adaptar às mudanças.

Agências de Rating

Após uma consulta pública iniciada em Abril deste ano que durou aproximadamente 3 meses o governo do Reino Unido pretende regulamentar as agências que avaliam o desempenho ESG das empresas, chamadas de “Agências de Rating”, de acordo com publicação feito no jornal “Financial Times” em 08.11.23. O governo do Reino Unido, assim como de outros países, estão preocupados com essas avaliações feitas por empresas que não possuem uma regulamentação definida que impactam decisões sobre investimentos sustentáveis na ordem de trilhões de libras esterlinas (£1,00 = R$6,02). Bem verdade que atualmente há pouquíssima supervisão a cerca do modus operandi dos critérios de avaliação e classificação. Sendo que essas classificações possuem condições de influenciar quais títulos e ações podem pertencer a fundos de investimentos chamados de sustentáveis.

Código para classificação ESG

Por iniciativa da FCA foi criado um grupo de trabalho e a primeira versão de um “código voluntário” para os provedores de dados e as agências de rating ESG estará disponível já no próximo mês. A intenção é que possa haver transparência para as medidas que as agências de rating ESG usam para evitar conflitos de interesse, bem como a publicação de mais informações sobre suas metodologias, entre outras reformas.

O Chefe de questões ambientais, sociais e de governança da Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA), Sacha Sadan disse em julho que o código “foi desenvolvido tendo em mente a consistência internacional”. “Não estamos esperando por uma crise [para agir]”, disse Sadan anteriormente ao “Financial Times” sobre a questão de restringir os fornecedores de dados ESG.

O setor “cresceu muito rápido”, acrescentou. A pressão tem aumentado no lucrativo mercado de dados de sustentabilidade desde 2021, quando a Organização Internacional de Comissões de Valores Mobiliários – IOSC (International Organization of Securities Commissions disse aos reguladores financeiros de todo o mundo que eles deveriam considerar “dar mais atenção” aos provedores de classificações e dados de ESG.

Confira também

Nosso canal

Podcast casa do Garai Episódio #20