A nova unidade, que conta com investimento de R$ 260 milhões pela Ternium, irá oferecer os cursos de Mecatrônica e Eletromecânica para jovens de Santa Cruz e região
As aulas da primeira turma da Escola Técnica Roberto Rocca (ETRR), em Santa Cruz, começaram nesta terça-feira, 11 de fevereiro. Com investimento de R$ 260 milhões, o centro de formação chegará à capacidade total de 576 alunos até 2027. Todos os alunos possuem bolsas de estudo, definidas conforme a situação socioeconômica de cada família, assegurando acesso igualitário a uma educação de qualidade.
Após um longo processo seletivo e curso preparatório, os estudantes se preparam para uma formação integrada nos níveis médio e técnico nas áreas de Mecatrônica e Eletromecânica, em horário integral. Inicialmente, as aulas acontecem em um espaço educacional de Santa Cruz. O prédio da escola técnica estará finalizado no segundo semestre deste ano.
Neste primeiro dia, os alunos estiveram envolvidos em atividades como dinâmicas, mesa redonda, conheceram o centro industrial da Ternium, além de ouvirem instruções operacionais sobre a escola.
“Hoje é um dia de celebração e agradecimento. Estamos muito felizes, pois a unidade trará mudanças bastante positivas para a comunidade, tanto na vida educacional quanto sociocultural. É a comunidade e a indústria transformando vidas e crescendo juntas”, explica Júlio Egreja, Diretor da unidade. Para a Diretora Institucional e de Relações com a Comunidade da Ternium, Fernanda Candeias, o acesso à educação de qualidade irá fazer a diferença na vida dos novos estudantes. “O nosso foco é estar cada vez mais próximos da comunidade de Santa Cruz, é a nossa prioridade. Desenhamos cada detalhe da escola, com determinação e resiliência, e estamos convencidos de que este é o caminho para que muitos adolescentes encontrem melhores oportunidades de desenvolvimento profissional e de qualidade de vida”, explica. Já Erika Bienek, Diretora de Relações com a comunidade do Grupo Techint, destacou o compromisso da empresa com a comunidade e a educação, e comemorou o projeto, que agora também faz parte do grupo de escolas técnicas já construídas na Argentina e no México. “Este é um marco significativo para a Ternium e para a região. Acreditamos que, ao investir na formação técnica e integral desses estudantes, estamos contribuindo para o futuro deles e da sociedade como um todo. Meus agradecimentos aos que trabalharam incessantemente para que tudo isso se tornasse possível, conclui o presidente da Ternium Brasil, Titus Schaar. A estrutura da Escola Técnica Roberto Rocca Santa Cruz Serão 18 laboratórios espalhados por uma área de quase 9 mil metros quadrados construídos e uma área total de 160 mil metros quadrados. A Escola Técnica Roberto Rocca, em Santa Cruz, oferecerá formação técnica de três anos em Mecatrônica e Eletromecânica, com programa educativo de qualidade e excelência, focado na indústria. A escola vai oferecer equipamentos de última geração e um projeto arquitetônico exclusivo, além de auditório com mais de 400 lugares, refeitório e áreas para prática esportiva. |