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Justiça Climática: Prêmio Nacional Liga STEAM 2024 aborda a preocupação com o clima e o esgotamento dos recursos do planeta

Foto:QU4RTOSTUDIO_LigaSTEAM

Dividido em três categorias, o Prêmio distribuirá R$ 120 mil aos responsáveis pelos projetos vencedores

“Justiça climática” – este é o tema central do Prêmio Nacional Liga STEAM 2024. Lançado em 2022 pela Fundação ArcelorMittal e desde 2023 realizado em aliança social com a Fundação Banco do Brasil, AVSI Brasil e Tríade Educacional, o Prêmio Nacional Liga STEAM tem o objetivo de fomentar a adoção da abordagem STEAM nas escolas públicas brasileiras.
 

O Prêmio Nacional Liga STEAM está aberto a todas as escolas públicas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio do território brasileiro. Professores que se inscreverem receberão informações para desenvolver projetos com seus alunos dentro do tema do prêmio. Os professores, alunos e escolas dos projetos vencedores dividirão, este ano, R$ 120 mil em dinheiro. O edital já está disponível e as inscrições abertas por meio do site Liga STEAM. As inscrições ficam abertas até o dia 13 de junho.
 

Podem se inscrever professores e professoras da Educação Infantil (na faixa etária de 4 anos a 5 anos e 11 meses), do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas municipais, estaduais e federais. As 500 primeiras inscrições em cada categoria receberão um kit de prototipação para a realização de atividades de sensibilização de alunos com relação à abordagem STEAM.
 

Limites do planeta

Para Tatiana Nolasco, presidente da Fundação ArcelorMittal, a sobrecarga do planeta e o esgotamento dos recursos naturais são preocupações que precisam estar em pauta na sociedade. “Quem estará protegido quando os recursos naturais se esgotarem?”, pergunta ela. “Pensar agora nos limites do planeta é bom pro mundo”, afirma ela, apontando que se continuarmos a consumir os recursos do planeta em um ritmo insustentável, as comunidades mais vulneráveis serão as que mais sofrerão com as consequências desse desequilíbrio ambiental”, afirma Tatiana Nolasco.
 

Ao colocar o tema em discussão nas escolas públicas, o Prêmio Nacional Liga STEAM promoverá o debate sobre a justiça climática, levantando questões sobre a redistribuição justa e igualitária dos encargos e benefícios ambientais, como a conservação de áreas verdes e acesso à água potável, por exemplo, para que todos, independentemente de sua localização ou classe socioeconômica, tenham acesso aos recursos necessários para uma vida digna e sustentável.
 

A premiação

Este ano, os projetos vencedores do Prêmio Nacional Liga STEAM receberão um total de R$ 120 mil em dinheiro. A cerimônia de premiação está prevista para acontecer dia 22 de novembro de 2024.
 

Cada um dos primeiros colocados das categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio receberá R$ 25 mil reais em dinheiro, sendo R$ 10 mil para os professores ou professoras responsáveis, R$ 10 mil para a compra de equipamentos e/ou benfeitorias para as escolas e R$ 5 mil revertidos para a premiação dos estudantes da turma que realizou o projeto STEAM vencedor.
 

Os projetos classificados em segundo lugar em cada categoria receberão R$ 10 mil, sendo R$ 5 mil para o professor ou professora responsável pelo projeto vencedor e R$ 5 mil revertidos para a premiação dos estudantes da turma vencedora.
 

Os terceiros colocados receberão R$ 5 mil, sendo R$ 3 mil para o professor ou professora responsável e R$ 2 mil revertidos para a premiação dos estudantes da turma vencedora.
 

A abordagem STEAM

A abordagem STEAM promove o aprendizado com o uso integrado dos conhecimentos das áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (daí o acrônimo em inglês), trabalhados por meio de projetos desenvolvidos por professores e alunos que buscam a solução de situações do cotidiano dos alunos e de suas comunidades, gerando identificação e envolvimento. Dessa forma, é possível trabalhar temas abrangentes de forma lúdica e contextualizada.
 

“Isso ajuda os alunos a desenvolverem competências como pensamento crítico, resolução de problemas e criatividade exigidas pelo complexo mundo atual”, afirma Rosângela D’Angelis Brandão, assessora da área de Educação da Fundação Banco do Brasil. 
 

Outro benefício da abordagem é que ela estimula nos alunos o interesse e a continuidade do estudo nas áreas STEAM. “As empresas e o país precisam cada vez mais de profissionais com competências STEAM. Eles já são necessários hoje e serão ainda mais no futuro”, afirma Lilian Bacich, diretora da Tríade Educacional.

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