Jornal DR1

Liderança e Carreira: Líderes incompetentes prejudicam equipes

WhatsApp Image 2025-02-05 at 14.08.51

Podemos observar atualmente na sociedade que o tema liderança vem crescendo de importância. O assunto é abordado nas empresas, redes sociais, sites, TVs e jornais como um diferencial importante para as mais diversas atividades profissionais. Segundo o autor John C. Maxwell, autor de mais de 60 livros, quem tem a responsabilidade de liderar pessoas deve aperfeiçoar suas habilidades em gestão, estudar, realizar treinamentos e buscar ser mais completo. No “livro de ouro da liderança”, ele afirma que é preciso ter disposição para assumir riscos e traz algumas dicas interessantes do que se deve evitar nessa relação. Entre elas:

 1. “Não é minha culpa.” Líderes imaturos evitam assumir responsabilidade e culpam os outros por suas falhas. Essa atitude desmotiva equipes e dificulta o aprendizado. Um bom gestor reconhece falhas e busca soluções.

2. “Se você não tivesse feito isso, não teria acontecido.” Transferir a culpa para os outros destroi a colaboração. Em vez disso, um líder deve incentivar a responsabilidade compartilhada e a busca por melhorias.

3. “Você está exagerando.” Esse comportamento invalida as emoções da equipe. O ideal é ouvir atentamente e demonstrar empatia pelas preocupações dos colaboradores.

4. “Sim, tanto faz.” Quando um líder diz isso demonstra falta de interesse e desmotiva a equipe. Ele deve se envolver nas discussões e fornecer direcionamento claro.

5. “O problema é seu, não meu.” Liderança envolve colaboração e responsabilidade. Ignorar os desafios da equipe pode prejudicar o desempenho coletivo.

6. “Você está fazendo um grande alarme por nada!” Minimizar as preocupações da equipe desestimula a comunicação aberta. Um bom líder ouve e valoriza diferentes perspectivas.

7. “Você está falando sobre o passado.” Aprender com erros passados é essencial para o crescimento organizacional. Negar esse processo impede melhorias.

8. “Eu estava só brincando!” Usar o humor para encobrir críticas ou dificulta a confiança. A comunicação deve ser clara e respeitosa.

9. “Mas todo mundo faz isso!” Generalizações amplas bloqueiam o diálogo e dificultam a resolução de problemas. O ideal é abordar situações específicas com objetividade.

10. “Eu nunca disse isso!”

E finaliza: “Liderança é o sonho transformado em realidade; liderança é, acima de tudo, coragem”.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - INSPIRA AÇÃO - 21 fev 25