Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Livro aponta que prisão de homens agressores é menos eficiente para mulheres negras e pobres

 

“Manual de segurança pública baseada em evidências: o que funciona e o que não funciona na prevenção da violência” é a primeira obra de caráter técnico e didático sobre o assunto no país; lançamento ocorre no dia 23 de agosto em São Paulo (SP)

 

O afastamento de homens que agrediram mulheres de suas vítimas por apenas algumas horas ao invés de os manter detidos diminui a taxa de reincidência da agressão. E esse resultado se acentua no caso de mulheres negras e pobres. Essa é uma das revelações presentes no “Manual de segurança pública baseada em evidências: o que funciona e o que não funciona na prevenção da violência”, o primeiro livro de caráter técnico e didático sobre segurança pública lançada no Brasil. A obra será lançada em São Paulo (SP) no próximo dia 23 de agosto, às 18h, na livraria HG Publicações.

 

O livro cita um total de 31 estudos realizados em países desenvolvidos, a exemplo dos Estados Unidos e do Canadá, sobre o efeito do processo criminal do homem agressor sobre a reincidência da violência contra a mulher. “Um total de 15 estudos identificou que o processamento criminal da violência contra a mulher produz redução na taxa de reincidência. Processos criminais que resultam em sanções diferentes da prisão possuem um indicativo de que produzem queda na violência contra a mulher, sendo que os resultados indicam que o aprisionamento gera aumento nas taxas de reincidência na ordem de 36%”, explica Alberto Kopittke, autor do livro, doutor em Políticas Públicas pela UFRGS e consultor externo em Segurança Cidadã do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

 

O manual aborda este e outros temas em que os estudos científicos acabam por se confrontar com opiniões que costumam ser baseadas no senso comum. A obra ainda aponta que, ao contrário do que muitos defendem, a prática de artes marciais pode resultar no aumento da violênciaColocar câmeras nas ruas também tem pouco impacto na criminalidade. A atuação da polícia comunitária não costuma ser eficiente, o oposto do que ocorre quando se investe no treinamento de pais e mães para combaterem a violência. Outra conclusão do livro, com base em evidências científicas, é de que o estresse dos policiais poder aumentar a externalização do racismo implícito na atividade policial.

 

O manual busca trazer propostas de como superar a criminalidade e a violência no Brasil por meio de evidências científicas que demostram as políticas de segurança pública que são eficientes e as que acabam por não ser efetivas. “A obra foi escrita com uma linguagem acessível e abrangente que apresenta de forma ilustrada e didática a história, os conceitos, casos concretos já implementados no Brasil e no mundo e as evidências de 170 programas das áreas de prevenção para famílias, escolas e comunidades; urbanismo e prevenção situacional; policiamento; justiça criminal; redução da reincidência criminal, violência contra as mulheres e racismo”, afirma o autor.

 

O livro tem caráter multidisciplinar e conta com conteúdo que é utilizado atualmente em Faculdades de Criminologia e Academias de Polícia do mundo. É voltado a pesquisadores acadêmicos, membros do Sistema de Justiça, profissionais de segurança pública, jornalistas que cobrem o assunto, membros do Legislativo e do Executivo, assistentes sociais, trabalhadores da área da saúde, profissionais da área de educação, psicólogos, arquitetos, urbanistas, gestores públicos e estudantes.

 

Debate

 

O evento de lançamento irá contar ainda com um debate sobre a área de segurança pública. Participarão Alberto Kopittke, o autor do livro; Bruno Paes Manso, repórter especialista em segurança pública e doutor em ciência política pela USP; Carolina Ricardo, diretora-executiva do Instituto Sou da Paz; Sérgio de Lima, diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública; e Samira Bueno, diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

 

Sobre o autor

 

Kopittke também é mestre em Ciências Criminais pela PUC-RS e ocupa o cargo de diretor executivo do Instituto Cidade Segura, membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Foi assessor especial do Ministério da Justiça, coordenador da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (2007-2008) e diretor de Políticas e Projetos da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (2011). Foi ainda Secretário Municipal de Segurança Pública de Canoas (RS) entre 2009 e 2010 e no ano de 2016 2016.

 

Tem atuado como consultor na área de redução da violência e formulando Planos de Segurança Pública e Prevenção a violência baseados em evidências como o Pacto Pelotas Pela Paz (RS), o Pacto Niterói Contra a Violência (RJ), o Plano Juntos Pela Segurança de Caruaru (PE), o Pacto Lajeado Pela Paz (RS), o Pacto Santa Cruz Pela Paz (RS) e a Virada da Paz de Rio Grande (RS). E participou da construção da Plataforma de Evidências em Segurança e Justiça do Banco Interamericano de Desenvolvimento, primeira plataforma de evidências na área em toda a América Latina e Caribe.

 

Ficha técnica do livro

 

Edição: EAB Editora

Selo: Conhecer

Ano: 2023

ISBN: 978-65-84710-00-9

Formato: 20,5 x 27,5 cm

Páginas: 808

 

Informações de venda

Preço de capa: R$ 150,00

Compra pelo site

 

Contato

Site da Editora

E-mail do Autor

 

Confira também

Nosso canal

Mulheres Extraordinárias