Jornal DR1

Maio Laranja: denúncias de imagens de abuso e exploração infantil na internet têm o maior número em 18 anos

O mês de maio é representado pela cor laranja e é destinado ao combate à exploração e ao abuso sexual contra crianças. O cenário é preocupante: segundo dados atualizados da Safernet, no ano passado, a organização recebeu 71.867 denúncias de imagens de abuso e exploração infantil on-line, aumento de 77,13% em relação ao ano anterior e o maior número em 18 anos. 

Para diminuir os casos de violência infantil, o ChildFund Brasil, organização que atua na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente há 57 anos no país, realiza ações como a campanha Maio Laranja, a ser realizada pela segunda vez na história do país, cujo objetivo é mobilizar toda a sociedade pela prevenção de violência e abuso sexual de crianças e adolescentes. O ChildFund Brasil quer engajar toda a sociedade na prevenção da violência sexual contra crianças na internet, visto o grave cenário que o país enfrenta.

Nos Estados Unidos, o ChildFund International teve participação ativa na audiência do Senado, realizada em 31 de janeiro. Os senadores questionaram os CEOs de tecnologia da Meta, TikTok, X, Snap e Discord porque se recusavam a adotar mecanismos para acabar com a divulgação de material de abuso sexual infantil e evitar que crianças sejam extorquidas sexualmente e abusadas nas suas plataformas. “Sentimos o poder e a força dos pais e survivors (pessoas que sobreviveram a essas violações) que estavam presentes, pois serviram como exemplos do impacto humano que a inação tecnológica teve e continuará a ter sem mudanças nas políticas”, afirma Danielle Lilly, diretora de políticas do ChildFund International. Além disso, a organização realiza a campanha Take It Down, desde o ano passado sobre o tema, a fim de mobilizar o país pela causa.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded