Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Moradores de Santa Teresa caminham por saúde

Fotos: Diário do Rio

Por Franciane Miranda

Durante o período de quarentena, muitos moradores aproveitam para colocar a saúde física e mental em dia. A corrida e a caminhada, que já faziam parte da rotina dos moradores de Santa Teresa, se tornaram mais presente. Qualquer hora do dia, na Rua Almirante Alexandrino, uma das vias mais movimentadas do famoso bairro carioca, você encontra pessoas se exercitando, mas sem aglomerações.

Localizado às margens da floresta da Tijuca, Santa Teresa encanta seus moradores e turistas de todas as partes do mundo. Cercado de um verde esplendoroso, com lindas vistas para vários pontos do Rio e também para os principais cartões postais da Cidade Maravilhosa.

Para quem curte uma vida saudável, o bairro oferece um estilo de vida mais calmo, com uma conexão única entre a natureza e a prática de exercícios. O local é ótimo para aliviar o estresse causado pelo isolamento, respirar ar fresco e limpo. Ideal para renovar as energias e nos dar uma injeção de ânimo para seguirmos em frente com nossas vidas.

Além de ser um programa saudável, o passeio se torna cheio de surpresas: são micos, tucanos, pássaros, cachoeiras, fontes e claro, muita história, contada nas placas sobre o local. Admirar e contemplar a majestosa floresta faz parte do pacote gratuito. Para os mais aventureiros que conhecem à área, opções não faltam: trilhas e ciclismo também são esportes muito praticados.

Clima agradável

Edineide Silva sempre caminha com sua prima Ivanilda, pois se sente mais segura estando acompanhada. Para ela, a atividade tem ajudado a viver menos estressada, distraindo a mente. “Caminhar melhora tudo em mim: a forma física e metal, me deixa mais leve”. A secretária diz que adora andar em Santa, pois é um lugar calmo. “Chama a minha atenção a linda paisagem, o ar fresco e os animais que se encontram ao redor da floresta”, detalha.

O público de várias idades não se intimida com os buracos da pista. Para os que não estão acostumados com o percurso longo, há vários bancos no decorrer da via para descansar. Quem sabe uma pausa para aquela linda foto? Para os animais, a diversão também está garantida: é comum encontrar donos de pets correndo com seus bichinhos de estimação.

Um exemplo de superação! Assim ficou conhecido Igor Silva, que no início não costumava se exercitar. Ele lembra que foi obeso e já chegou a pesar 120 kg, mas graças aos exercícios conseguiu emagrecer 40 kg em oito meses. Sempre correndo só, ele nos informa que há sete anos esta é sua paixão. O técnico de refrigeração diz que o esporte tem ajudado muito neste período, pois não consegue ficar muito tempo preso dentro de casa. “A corrida para mim é uma terapia”, afirma.

“Visual e o clima agradável”, detalha Igor sobre o trajeto que faz. Ele também está consciente sobre os riscos da pandemia e tenta usar máscaras, mas elas dificultam a respiração, fazendo com que tome outras precauções. “Procuro mudar de lado quando vou passar por alguém que esteja caminhando ou correndo”, finaliza o jovem.

Confira também

Nosso canal

Solenidade Centenário Casa do Minho