Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Morre a atriz Aracy Balabanian, aos 83 anos

Morreu na manhã desta segunda-feira, a atriz Aracy Balabanian de 83 anos. Ela havia sido diagnosticada com câncer no pulmão no fim do ano passado, desde então estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro. A notícia da morte da atriz foi confirmada por familiares e amigos.

Nascida em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Aracy Balabanian estreou na televisão em 1965 ao protagonizar “Antígona”, de Sófocles, numa versão teleteatral da TV Tupi. Antes disso, a então jovem artista — formada pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (USP) — se destacou pela atuação nos palcos em espetáculos com o grupo Teatro Brasileiro de Comédia, o TBC. De lá pra cá, a atriz sempre se dividiu entre os tablados e os estúdios televisivos.

Oriunda de família armênia, Aracy só teve a aceitação do pai depois de estrelar “Antônio Maria” (1968), novela da TV Tupi em que contracenava com Sérgio Cardoso.

Filha de imigrantes, Aracy teve a paixão despertada pelo teatro ainda criança, quando já morava em São Paulo e foi levada pelas irmãs mais velhas para assistir a uma peça de Carlo Goldoni com a companhia de Maria Della Costa.

Entre muitas atuações destacam-se “Corrida de ouro” (1974), “Bravo!” (1975), “O Casarão” (1976), “Coração alado” (1980), “Locomotivas” (1986) e “A próxima vítima” (1995), além de “Vila Sésamo” (1972), e Sai de Baixo (1996).

Confira também

Nosso canal

Podcast casa do Garai Episódio #20