Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Motivos para se ter um plano B

Você com certeza já ouviu falar nos mil motivos para se ter um plano B. E eu também não vou ficar aqui explicando a importância dele, pois você já deve estar cansado (a) de saber, não?

Todavia, ele é recomendável para todas as pessoas decepcionadas com sua escolha profissional, as que desejam ou precisam investir em uma transição de carreira. É indicado para profissionais autônomos, donos de empresa e ainda mais comumente, pessoas que precisam complementar a renda. O plano B é para quem já descobriu que o mercado convencional não oferece estabilidade; mesmo porque a economia é instável e até mesmo alguns empresários podem sofrer um revés. Inclusive, isso ocorreu durante a pandemia em nosso país. E pasme! O segundo plano também é para as pessoas que querem construir algo para ter tempo livre no futuro; para aqueles que querem ter qualidade de vida, e com certeza é aconselhável para pessoas que querem ver o dinheiro sobrando após quitar todas as suas contas de sempre, para realizarem os seus sonhos. É indicado sobre tudo, para aqueles que já “acordaram” e descobriram que irão ganhar apenas 40% do que já não era o suficiente, assim que se aposentarem.

Todavia, gosto de frisar. Não tem nada de errado se você optou pelo mercado convencional; é uma questão de perfil, de ótica e opção. Mas merecemos saber o que mais tem por “de trás da cortina de fumaça.” O plano B, tem várias vertentes. Você pode inicia-lo através de investimentos, caso disponha de capital; pode construir casas para alugar, escrever livros, compor músicas e/ou construir marketing de rede em uma empresa séria. Nesses casos, enquanto viver, você poderá usufruir da renda residual dos mesmos (renda passiva). Pode inclusive, abrir um estabelecimento, ou vender doces artesanais a partir de casa! (renda ativa). A renda ativa se dá quando você investe em coisas que lhe darão retorno monetário mediante aos seus esforços; entretanto, na renda passiva os seus esforços irão durar apenas enquanto você estiver construindo, porque depois disso, você não precisará mais de trocar o seu tempo por dinheiro, ou seja, você não mais precisará empregar os seus esforços incessantemente ao longo da vida afim de sobreviver, talvez viver, se realizar e compartilhar com os que ama.

Em face dos modelos de negócio que irei lhe mostrar a seguir, tenha em mente que você não está fadado, você não precisa ser apenas uma coisa na sua caminhada profissional. Aliás, recomendo que você escolha apenas mais uma função. Pois mais que isso, poderá terminar em falta de foco e confusão. E sempre procure a orientação de um profissional de marketing para elaborar um plano de ação para o seu novo empreendimento, pois isso irá aumentar fortemente as suas possibilidades de ser bem sucedido. Sobretudo, lembre-se, você é um universo de experiências aglutinadas! Conecte-as. Afinal, por mais que eu lhe ajude a vislumbrar o melhor negócio para o seu perfil, de nada irá adiantar, se você não estiver disposto a evoluir.

Como mencionado, listei para você um breve resumo, com algumas opções de negócios, juntamente com alguns de seus prós e contras.

  • Loja Física: Se for bem-sucedido, ganha muito mais que um funcionário. Porém, precisará de muito know-how na área e iniciara diversos aspectos do zero.
  • Franquias: Terá 50% ou mais do “caminho andado”. Mais segurança e maiores possibilidades de sucesso. Porém, as mais lucrativas, também são as mais onerosas para se investir.
  • E-Commerce: Atualmente a maior avenida comercial do mundo. Você não depende de espaço física e não será comercialmente limitado as barreiras geográficas. Poderá vender todos os dias e a qualquer hora. Mas precisará administrar estoques, logística, funcionários e manutenções com valores que vão de R$ 000,00 a R$ 25.000,00.
  • Marketing de Rede: Negócio bastante comum e difundido em países como Japão e Estados Unidos. O investimento é mínimo ou inexistente, possibilita pessoas de qualquer idade, sexo, ou formação acadêmica a terem sucesso no âmbito empresarial. Negócio sem risco. Reúne os pontos fortes dos modelos de negócios referidos acima. Certifique-se da seriedade da empresa através do Site: abevd.org.br

Para tanto, agora que você já aprendeu a diferenciar renda passiva de ativa e teve acesso, ou relembrou algumas opções; analise, pesquise mais se preciso for, planeje-se; mas acima de tudo, repense sua vida com a máxima clareza e faça a sua escolha urgente, pois “o imprevisto sobrevém a todos.” Acredite, Deus o elaborou com superpoderes, ainda não totalmente descobertos por você mesmo. Então, descubra-os!

Luciana Marques
Profissional de Marketing e Escritora
Instagram: lucianam10_

Confira também

Nosso canal

Mulheres que Fazem a Diferença