RIO DE JANEIRO – Aconteceu nesta terça-feira, 22 de agosto, a aula inaugural do projeto “UFRJ na Ciência e Tecnologia”, parceria entre a Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT). O evento foi realizado no Museu do Amanhã.
O objetivo da iniciativa é formar estudantes, professores e técnicos da universidade para desenvolverem atividades em nove Naves do Conhecimento das Zonas Norte e Oeste do Rio. A ação inclui o curso “UFRJ na Ciência”, aberto para a sociedade. Com 728 pessoas inscritas (429 da UFRJ e 299 do público geral), a iniciativa pretende juntar os saberes universitários e das comunidades dentro dos equipamentos.
“A ação é um convite à aprendizagem e à transformação. Composta por duas etapas imperdíveis, a primeira é um curso de extensão que garante um certificado valioso. Na segunda etapa, os inscritos terão a chance de colaborar nas Naves do Conhecimento, contribuindo para um ambiente de descobertas e aprendizado”, afirmou Tatiana Roque, secretária de Ciência e Tecnologia do Município.
“Essa é uma das missões da extensão universitária, compartilhar pesquisa, metodologias e propostas inovadoras vindas da universidade com os gestores e o público das Naves”, disse Ivana Bentes, pró-reitora de Extensão da UFRJ. Vinicius Wu, subsecretário da SMCT, afirmou que os participantes poderão colaborar produzindo “metodologias de acompanhamento, de análise, de qualificação” das pessoas que atuam nos equipamentos.