Mesmo sendo metade da população, as mulheres são minoria nas doações de sangue
Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Banco de Sangue Serum reforça a importância da força feminina como protagonista nesta causa pela vida: a doação de sangue. Por meio de uma campanha nas redes sociais, a instituição homenageia a bravura e a coragem das mulheres com o slogan “Doe sangue como uma mulher e salve vidas como uma inspiração”, incentivando-as a doar sangue.
Mesmo representando 51,5% da população brasileira (IBGE), as mulheres ainda são minoria entre as pessoas doadoras de sangue. De acordo com o GSH Banco de Sangue Serum, apenas cerca de 40% das doações feitas na instituição em 2023 foram realizadas pelo público feminino.
Segundo Mário Sampaio, profissional de captação de doadores do GSH Banco de Sangue, é importante romper estigmas que podem impactar nas doações de sangue, para que mais mulheres se tornem doadoras.
“Muitas mulheres ficam receosas em doar sangue no período menstrual, porém, não há nenhum impedimento quanto a essa condição”, explica. Ele esclarece que, de acordo com as normas do Ministério da Saúde, as mulheres podem doar sangue até 3 vezes por ano, observando um intervalo de 3 meses entre cada doação. Já os homens podem doar até quatro vezes ao ano com intervalo de 60 dias entre as doações.
A instituição informa que há alguns fatores impeditivos temporários que também interferem para que a mulher deixe de doar sangue por determinados períodos, como: durante a gestação; pós-gravidez (90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana); e amamentação (intervalo de 12 meses).
De acordo com o Banco de Sangue, é importante desmitificar qualquer dúvida que haja sobre o processo de doação de sangue, “um procedimento seguro, rápido e que salva muitas vidas”, ressalta Mário Sampaio, lembrando que, atualmente, os estoques enfrentam um déficit de 70% e, portanto, doações de todos os tipos sanguíneos são bem-vindas.
As três unidades GSH Serum abrem diariamente, inclusive aos finais de semana e feriados, das 7h às 18h, Centro e Barra, nos endereços: na Av. Marechal Floriano, 99, e no Casa Shopping – Barra, respectivamente. E, das 7h30 às 18h, em Nova Iguaçu – Av. Henrique Duque Estrada Meyer, Posse (Hospital Geral de Nova Iguaçu).
Para doar, basta comparecer à unidade, ou agendar previamente, observando os requisitos abaixo. Para facilitar o acesso, a unidade disponibiliza transporte gratuito para grupos de doadores, que deve ser acionado pelos telefones: Centro (21) 3233-5950; Barra – (21) 3030-6761 / 6762.
Entre os requisitos para doar sangue, os principais são: ter entre 16 e 69 (menores de idade tem que ter autorizações dos responsáveis), pesar a partir de 50kg e ter dormido pelo 6h no dia anterior, não ter consumido bebida alcoólica e nem alimentos gordurosos na véspera. As demais recomendações, verificar no site oficial da GSH Banco de Sangue.