Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

O preocupante cenário que vivem Botafogo e Vasco para a sequência da temporada

Botafogo não vive uma grande temporada até aqui  (Foto: Vítor Silva/ BFR)

Por Guilherme Abrahão

Eliminados na primeira fase do Campeonato Carioca e com uma longa e disputada Série B pelo caminho, Botafogo e Vasco vivem maus bocados na temporada atual. E mais, a perspectiva não parece ser das mais animadoras, haja visto a dificuldade que ambas as equipes estão tendo de chegarem ao denominador comum que possa criar expectativa em suas torcidas.

O Botafogo é quem vive um calvário sem fim. A evolução esperada com o início de trabalho de Marcelo Chamusca está demorando a chegar. E pior ainda, parece que não vai acontecer. Com um elenco de constante rotação, problemas financeiros e crise ainda mais agravada, a situação do Glorioso é temerária. Além do insucesso faltando uma rodada para o fim do Carioca já está sacramentado, o Alvinegro ainda deu adeus de forma precoce da Copa do Brasil e com requintes de crueldade. Após uma boa estreia diante do Moto Club, com um massacre por 5 a 0, no Maranhão, a equipe foi eliminada nos pênaltis pelo ABC, de Natal. E o prejuízo não é só esportivo. O Glorioso ficou de fora da 3ª fase da competição nacional e deixou de embolsar R$ 1,7 milhão, que com certeza ajudaria e muito na atual situação.

O Vasco também está fora do Carioca. Porém avançou na Copa do Brasil. As perspectivas são melhores que as do Botafogo, porém com ressalvas. Essa mesma equipe que venceu o Flamengo, com autoridade, é a mesma que tropeça em jogos simples. Não à toa são apenas três vitórias no Estadual e 14 pontos em 10 jogos, que tiraram a equipe da fase final. No sorteio da Copa do Brasil está no pote 1. Porém o vascaíno tem que torcer. É uma equipe que não inspira confiança. Precisa evoluir nas mãos de Marcelo Cabo. E muito. Para não passar sufoco na segundona.

Ambas as equipes só precisam entender que 2021 não é ano para conquistas. As frustrações parece que não chegam ao fim. Mas o importante, é os vascaínos e botafoguenses entenderem que só voltar para elite interessa. Senão, o abismo fica cada dia mais perto.

Enquanto isso, Flamengo e Fluminense, classificados no Carioca, na fase de grupos da Libertadores e na 3ª fase da Copa do Brasil, assistem de camarote agonia dos rivais. Independentemente de quem venceu os confrontos diretos. A luz no fim do túnel parece que vai se apagar para Vasco e Botafogo. 

Confira também

Nosso canal

Solenidade Centenário Casa do Minho