Jornal DR1

O Rio que o carioca não conhece: Forte de São Luís

Conhecido também como forte do Pico, tem uma das vistas mais deslumbrantes da Baía de Guanabara  e proporciona a visão dos principais pontos turísticos da área metropolitana do Rio. 

Há 1 hora do Rio de Janeiro, existe um lugar de tirar o fôlego. O Forte São Luís, datado de 1567, que teve sua efetiva construção entre 1769 e 1770, durante o governo de Luiz de Almeida – 2º Marquês do Lavradio, sendo concluída em 1775. Alguns anos mais tarde seu comando foi extinto e a guarnição incorporada à Fortaleza de Santa Cruz. O Forte permaneceu abandonado entre 1831 e 1863, até sua reativação, em decorrência da “Questão Christie”*, um impasse diplomático ocorrido entre o Brasil e o Reino Unido durante o Segundo Reinado que perdurou até 1865.

Conhecido também como forte do Pico, tem uma das vistas mais deslumbrantes da Baía de Guanabara  e proporciona a visão dos principais pontos turísticos da área metropolitana do Rio. A história do forte começa em meados do século XVI, quando foi construído um ponto de observação que dois séculos depois dariam origem ao forte que deveria proteger a entrada da Baía ou um ataque à fortaleza de Santa Cruz. A trajetória do Forte de São Luiz conta com uma história rica de participações em diversos momentos da História do Brasil, com destaque aos períodos imperial e republicano.

Possuindo uma maravilhosa vista de toda a Baía de Guanabara e orla de Niterói, os Fortes do Pico e São Luís apresentam em seu caminho inicial diversos tipos de canhões dos mais variados calibres utilizados na 2ª Guerra Mundial e trazidos para o Brasil como troféus da guerra. Atualmente, as construções do Pico ainda preservam, com imponência e grandiosidade, guaritas e muros de pedra já cobertos de vegetação, dois portões de acesso, corredores, galerias, túneis e largos pátios rochosos. Do alto do Pico, avista-se, de um lado, a Fortaleza de Santa Cruz, o Morro da Urca e o Pão-de-Açúcar, e de outro, o Forte do Imbuí, numa visão absolutamente deslumbrante.

Para chegar ao Forte de São Luis passa-se por um caminho repleto de animais silvestres e cercado de mata virgem, por se tratar de uma unidade do exército, o que impediu o homem de alterar a sua vegetação. O passeio é iniciado no Forte Barão do Rio Branco e, por se tratar de uma base militar, o passeio é conduzido por um militar que vai  te guiar até o alto dos Fortes e te contar um pouco da história de cada fortificação. O passeio inicia rumo a nossa primeira parada no Forte São Luiz, a subida aos fortes poderá ser realizada a pé em uma estrada asfaltada e muito íngreme, ou de carro ou moto. 

Assim que fizer a sua identificação no Forte Barão do Rio Branco e pagar uma taxa no valor de R$10, o passeio inicia rumo a nossa primeira parada no Forte São Luiz, a subida aos fortes pode ser realizada a pé em uma estrada asfaltada e muito íngreme. 

Informações importantes:

Av. Marechal Pessoa Leal, 265 – Jurujuba Acesso pelo Forte Barão do Rio Branco Tel: 3611-4205 3611-4200

Visitação: de terça a domingo, às 10h ou às 14h.

Ingresso: R$10

Para mais informações, entre em contato através do email: rp_21gac@yahoo.com.br

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded