Considerado um dos mais carismáticos intérpretes do Carnaval carioca
Luiz Antônio Feliciano Marcos, também conhecido como Neguinho da Beija-Flor, é sambista, intérprete musical, puxador de samba, cantor e compositor brasileiro. Nascido em Nova Iguaçu no dia 29 de junho de 1949, é intérprete oficial da escola de samba Beija-Flor desde 1976, onde concretizou sua carreira.
Dono de uma voz marcante com bordões reconhecidos como “Olha a Beija-Flor aí, gente!”. Dentre suas músicas de maior sucesso, estão: a música-tema da “Globeleza”, “O Campeão”, cantada em estádios de futebol (“Domingo eu vou ao Maracanã / Vou torcer pro time que sou fã”). E a sua composição chamada “Ângela” (Serginho Meriti / Alexandre). Neguinho já recebeu 6 vezes os prêmios Troféu Tamborim de Ouro e Estandarte de Ouro, fora seus prêmios de “Maior personalidade dos 80 anos de desfile”, indicação do Prêmio Extra.
Sobre sua vida pessoal: Se casou com Elaine Reis no dia 23 de fevereiro de 2009 no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, poucos minutos antes de cantar no carnaval. O casamento foi transmitido ao vivo pela rede globo na cobertura do carnaval. Nesta mesma época, Neguinho da Beija-Flor lutava contra um câncer no intestino.
Filho de um músico, ganhou um concurso aos 10 anos de idade puxando um samba de Jamelão. Com a sua voz potente, estreou como puxador de samba no bloco Leão de Iguaçu, em 1970, e logo em seguida foi transferido para a Beija- Flor de Nilópolis em 1975. Onde continua no cargo até hoje.
Lançou seu primeiro disco em 1980, ao qual veio seguido de outros sucessos como os sambas-enredo “Os Cinco Bailes da História do Rio” (Silas de Oliveira / Dona Ivone Lara / Bacalhau), “Aquarela Brasileira” (Silas de Oliveira), “Sonhar com Rei Da Leão” (de sua autoria) ou sambas-canção, como “Nervos de Aço” (Lupicínio Rodrigues). Já foi ganhador do prêmio Sharp de 1991 na categoria “melhor cantor de samba”. Em 2005 lançou seu primeiro DVD, na Cidade do Samba, que teve como participação a presença de Sandra de Sá e dos puxadores das escolas de samba.
Neguinho já foi enredo de três escolas de samba: Unidos de Manguinhos em 1991; da Independentes de Cordovil no ano de 1992 e da Leão de Nova Iguaçu em 2010.