Uma operação na Vila Kennedy avançou contra o Comando Vermelho na manhã desta quarta-feira e prendeu 16 suspeitos durante uma grande mobilização policial na Zona Oeste do Rio. De acordo com a Polícia Militar, dois homens morreram e outros dois ficaram feridos após confrontos registrados durante a ação. Os agentes também apreenderam dois fuzis, uma pistola e grande quantidade de drogas encontrada no interior de uma escola da região.
O delegado Alexandre Cardoso, da 34ª DP (Bangu), afirmou em entrevista ao “Bom Dia Rio”, da TV Globo, que a quadrilha utiliza drones e câmeras para acompanhar a movimentação das autoridades e planejar ataques. “Essa operação tem por objetivo combater o Comando Vermelho. É uma operação conjunta, com a Secretaria da Polícia Civil, com a Secretaria da Polícia Militar, que tem por objetivo impedir a expansão do Comando Vermelho para toda aquela região da Zona Oeste. Identificamos essa organização criminosa tenta expandir seus territórios na região de Campo Grande, Carobinha e Largo do Correia, e em Bangu, no Catiri. Verificamos que eles utilizam diversos instrumentos eletrônicos, como drones, câmeras de monitoramento, para monitorar a ação da polícia e também para praticar ataques” — contou o delegado Alexandre Cardoso.
Segundo a Polícia Civil, parte das drogas apreendidas estava escondida em uma escola ativa da comunidade. “A droga estava exatamente dentro do colégio. Ao lado desse colégio, estava uma barricada. Tinha muita droga, e o colégio estava ativado” — revelou Cardoso.
O delegado também detalhou o motivo da quadrilha utilizar veículos roubados. “Boa parte desses ataques é praticada na região da Carobinha, Largo do Correia, o próprio Catiri. Eles se valem desses veículos, esses veículos são roubados não só para a prática desses ataques, mas também para serem direcionados para o interior da comunidade. Eles são desmanchados, são utilizados como comércio e até mesmo para determinados comerciantes, falsos comerciantes que pegam um carro de leilão, e utilizam dessas peças para revender.”
A polícia informou que a Operação Contenção busca desarticular frentes ligadas ao roubo, tráfico e desmanche de veículos. A ação mobiliza unidades subordinadas ao Comando de Operações Especiais (COE), a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), a Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) e a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE). “Essa é mais uma etapa da Operação Contenção e mostra o combate ao Comando Vermelho, em suas diversas atividades delituosas. A facção se aproveita da expansão territorial para praticar toda gama de crimes, fortalecendo sua estrutura financeira. Por meio de investigação e ações estratégicas, estamos enfraquecendo a organização criminosa” — disse o secretário de Polícia Civil, delegado Felipe Curi.
Durante a manhã, equipes do 14º BPM (Bangu) interceptaram um veículo suspeito na Avenida Brasil, na altura de Realengo. Os policiais relataram que o grupo, ligado ao tráfico na Vila Kennedy, tentava fugir em direção ao Complexo do Alemão e ao Complexo da Penha. Após troca de tiros, dois suspeitos ficaram feridos e foram levados ao Hospital Municipal Albert Schweitzer. Outros dois morreram no local e armas como dois fuzis, uma granada e uma pistola foram apreendidas.
O policiamento segue reforçado no entorno da comunidade por equipes do 14° BPM e do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE), que atuam para evitar transtornos a moradores e motoristas. O Grupamento Especializado em Resgates da PM permanece de prontidão para atender possíveis feridos durante todo o período da operação.
A ação também impactou o funcionamento de serviços públicos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, duas unidades que atendem a população da Vila Kennedy precisaram suspender o atendimento. A TV Globo informou que ao menos 16 escolas municipais foram afetadas, enquanto a Secretaria Estadual de Educação afirmou que, até o momento, nenhuma unidade estadual foi fechada.
O Rio Ônibus informou que 25 linhas precisaram alterar seus trajetos de forma preventiva para garantir a segurança de passageiros e rodoviários. Entre elas estão:
388 Cesarão — Candelária;
753 Santa Cruz — Coelho Neto;
754 Santa Cruz — Terminal Deodoro;
756 Santa Cruz — Coelho Neto;
757 Sepetiba — Coelho Neto;
759 Cesarão — Coelho Neto;
SP759 Cesarão — Terminal Deodoro;
765 Mendanha — Terminal Deodoro;
770 Campo Grande — Coelho Neto;
771 Campo Grande — Coelho Neto;
790 Campo Grande — Cascadura;
796 Campo Grande — Terminal Deodoro;
798 Campo Grande — Terminal Deodoro;
812 Bangu — Carobinha;
853 Mato Alto — Terminal Deodoro;
SV853 Mato Alto — Deodoro;
2303 Cesarão — Castelo;
2307 Sete de Abril — Castelo;
2336 Campo Grande — Castelo;
2339 Campo Grande — Castelo;
2383 Sepetiba — Largo da Carioca;
2803 Vila Kennedy — Barra da Tijuca;
2381 Pedra de Guaratiba — Castelo;
SP2381 Jardim Maravilha — Castelo;
2383 Sepetiba — Carioca.





