Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Opinião: A diferença imensa entre a Eurocopa e a Copa América

Por Guilherme Abrahão

Se você sentar em sua casa e no mesmo horário estiver passando um jogo da Eurocopa e outro da Copa América, com certeza você vai acreditar que são esportes diferentes. Isso vale até para a Seleção Brasileira. Apesar de ser uma das mais fortes do mundo, o Brasil parece que desaprendeu a jogar diante de tantos adversários fracos. E falo de todas as seleções das américas. Até mesmo a Argentina de astro Lionel Messi.

Na Europa, a competição de seleções é uma mini-Copa do Mundo, devido as gerações que surgem por aí. A Inglaterra, por exemplo, por possuir o futebol mais rico do planeta costuma investir em estrangeiros. Entretanto,  possui uma das seleções mais fortes do planeta, fruto da evolução dos clubes por lá, através de conhecimento disseminado nos últimos anos. A Itália é outro caso incrível. Praticamente todo seu elenco atua no próprio país, e quando bem treinada se torna umas das seleções mais fortes do mundo. Os italianos nunca precisam de tantos craques e sim de uma geração bem equilibrada.

A atual campeã do mundo, a França, foi eliminada, mas talvez por acidente. É sem dúvidas a seleção mais forte do planeta, possui craques em seu elenco, e constante evolução. Em queda dos últimos anos, tanto Alemanha quanto Espanha ainda são consideravelmente favoritas por onde passam. Os alemães passam por um processo de reformulação e a geração que vem por aí ainda vai dar muito o que falar

Ao Brasil resta se apegar ao talento natural. É uma seleção ainda forte e tem grandes chances de buscar o hexacampeonato mundial. Contudo, Tite precisa entender que taticamente o Brasil precisa evoluir. E a CBF precisa parar de marcar amistosos contra seleções de segundo ou terceiro escalão. O Brasil precisa ser testado. A Argentina, na América do Sul, é a única que pode realizar esse teste. Mas mesmo assim, é outro que vive no futebol que não parece o mesmo que se é jogado na Europa. Se continuar assim, a diferença só tende a aumentar a cada Copa do Mundo. 

 

Confira também

Nosso canal

Solenidade Centenário Casa do Minho