Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Opinião: Botafogo avança no caminho certo e fica com título da Série B

Por Guilherme Abrahão

É claro que quando um grande clube é rebaixado, já espera-se o retorno imediato para a Série A do Campeonato Brasileiro. Aconteceu apenas com o Botafogo. Isso mesmo, enquanto Vasco e Cruzeiro vão penar mais uma temporada na Segundona, o Glorioso foi o único que carimbou o passaporte e com o título confirmado além de tudo. Mas o que fez o Botafogo chegar com tanta facilidade ao seu retorno para a Primeira Divisão do Brasil? Planejou-se corretamente e soube fazer trocas no momento em que necessitava de mudanças. 

O Botafogo, apesar de possuir uma das maiores folhas salariais da Série B soube enxergar bem o mercado. Não gastou mais do que devia. Colocou ordem na casa com jogadores necessários e pontuais. Foi buscar nomes com menos badalação do que seus rivais diretos fizeram. Até mesmo Coritiba e Goiás, que subiram junto ao Glorioso, tiveram contratações mais conhecidas do que o Bota. 

A equipe carioca soube garimpar o mercado até encontrar nomes que seriam necessários. São casos de Daniel Borges e Luis Oyama, do Mirassol. Marcos Vinícius do Bahia, o retorno do veterano Joel Carli, capitão e líder dessa equipe, Diego Gonçalves do interior de São Paulo, unidos a uma mescla de jovens da base do clube, como Kanu e Rafael Navarro. A grande cereja do bolo foi Chay, que estava na Portuguesa do Rio e se tornou o principal nome.

O planejamento ainda contou com a troca de técnico na hora certa e uma escolha certeira. Enderson Moreira chegou para ocupar a vaga de Marcelo Chamusca. Enderson pode não ser um dos principais treinadores do Brasil, mas já passou por muitos grandes e conhece o futebol. Já treinou Inter, Fluminense, Grêmio e Santos, por exemplo. Estava esquecido e mudou a vida do Botafogo. O acesso passa muito por ele.

É preciso entender que criticar diretoria é sempre fácil. Elogiar não. E a do Botafogo foi certeira. Espantou a desconfiança e voltou cheio de moral para o lugar que nunca deveria ter saído: a Série A.

Confira também

Nosso canal

Solenidade Centenário Casa do Minho