Policiais civis deflagraram nesta sexta-feira (19) uma operação que busca prender traficantes suspeitos de monitorar o aeroporto do Galeão e cometer furtos no local. A Operação Galeão acontece na comunidade do Barbante, na Ilha do Governador. Conforme a investigação, traficantes da região invadem áreas controladas do aeroporto, utilizando o local como rota de fuga e transporte de drogas e armas pela Baía de Guanabara.
Segundo os agentes, as investigações apontam ainda que os criminosos abriram trilhas, derrubaram muros, instalaram câmeras de segurança que ficavam apontadas para área do aeroporto, além de constantes furtos de cabos de energia para venda do cobre no mercado clandestino.
A operação visa, além de prender os suspeitos, mapear o terreno, apreender armas, drogas e retirar barricadas da localidade.
A ação conta com policiais da Delegacia do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Dairj) e da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme), com apoio da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod) e Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).