Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Pomerode: Um pedacinho da Europa no Brasil

Se você é do tipo que adora viajar, ama conhecer lugares novos e gosta da cultura alemã, você precisa conhecer Pomerode. Localizada no Médio Vale do Rio Itajaí-Açu, munícipio do estado de Santa Catarina, a cidade tem uma população de cerca de 34 mil habitantes e é conhecida como a cidade mais alemã do Brasil, por preservar há mais de meio século os traços culturais herdados de seus colonizadores.

A origem do nome vem da Pomerânia, no norte da Alemanha e da Polônia, de onde vieram os primeiros imigrantes. A chegada foi por volta de 1861, formando como uma colônia: o distrito de Blumenau.

Pomerode oferece uma excelente qualidade de vida, a educação e a economia são os atuais grandes destaques do município, emancipado de Blumenau desde 1959. A cidade também se destaca por sua arquitetura. Tranquila e muito charmosa, Pomerode encanta com suas casas enxaimel (técnica construtiva em que as paredes são feitas de vigas de madeira posicionada na vertical, horizontal e diagonal formando uma espécie de treliça), jardins muito bem cuidados e floridos, muita área verde, ruas limpas, e, claro, com a cultura alemã presente por toda parte.

A língua alemã e a pomerana são muito faladas na cidade, que oferece atrações para toda a família como zoológico, passeios de carro de mola, de trem, vôo de balão, tour pela cidade, entre outros passeios. A gastronomia e as festas tradicionais são outros grandes atrativos de Pomerode. A mais famosa delas é a Festa Pomerana, que acontece em janeiro, e é voltada para a cultura alemã, muito parecida com a Oktoberfest. Uma viagem com muita cultura e diversão!

 

Confira também

Nosso canal

Mulheres Extraordinárias