Magé, município da Baixada Fluminense, foi atingido por fortes chuvas na noite de sábado (18) para domingo (19), desencadeando uma série de chamadas de emergência em todos os distritos. Em menos de 24 horas, 70 chamados foram realizados pela população, com mais de 90% dos casos solucionados, para atendimentos diversos, como retirada de árvores, desobstrução e limpeza de vias, destelhamento de imóveis, entre outras ocorrências. A Secretaria de Assistência Social informou ainda que seis pessoas estão desalojadas, mas já foram alocadas na casa de familiares.
A Secretaria de Serviços Públicos lidou com várias quedas de árvores. As equipes ainda estão nas ruas para atender o restante das demandas. No 1º distrito, foram registradas quedas de árvores em diferentes locais, incluindo uma em frente ao Batalhão, diversas no Canal, no BNH, na Lagoa, em Maria Conga (sendo uma em área residencial) e na rodovia.
Praticamente todas as ocorrências foram solucionadas, exceto uma no Canal e outra em Maria Conga, ambas em pontos energizados, aguardando a intervenção da Enel. Uma ação conjunta entre a concessionária EcoRioMinas e a Prefeitura de Magé resolveu a situação na rodovia que corta a cidade.
No 2º distrito, as quedas de árvores foram solucionadas em Jardim Esmeralda, Taquaral, Capela, Pau a Pique, “Bambuzal” próximo à escola Francisco, e Jardim Santo Antônio (Rua 5). No 3º distrito, duas quedas de árvores na Estrada Municipal também foram resolvidas. Por fim, no 4º distrito, ocorrências foram registradas e solucionadas no Ciep (onde foi realizada uma poda) e na Estrada da Biquinha. A Praça da Prefeitura também teve uma ocorrência de queda de árvores, que está pendente de limpeza na área.
Já a Secretaria de Segurança Pública atendeu e resolveu as cinco obstruções reportadas, incluindo a remoção de um poste no 6º distrito e a limpeza de várias ruas no 1º distrito.
A Defesa Civil também divulgou seu balanço de resolução de chamados, destacando a queda de árvores que afetaram a infraestrutura elétrica e obstruíram vias em vários pontos, especialmente no 1º distrito. Isso inclui a Avenida Circular e a Rua Bom Jesus, no centro de Magé, além de um caso no 6º distrito.
Reunião para deliberar ações emergenciais
O governo municipal também promoveu uma reunião no domingo (19) com os secretários de Governo, Habitação, Ordem Pública, Defesa Civil, Meio Ambiente e Serviços Públicos para alinhar ações emergenciais por conta da tempestade.