Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Prefeitura de Niterói vai disponibilizar absorventes higiênicos para mulheres em situação de vulnerabilidade

A Prefeitura de Niterói já está tomando medidas para solucionar o problema da pobreza menstrual, disponibilizando absorventes higiênicos para mulheres em situações de vulnerabilidade. Para que o item, que é indispensável para higiene íntima da mulher possa ser distribuído nos Médico de Família, em unidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e nas escolas da rede que integram o 3º e 4º ciclos, entre outros locais, a Prefeitura enviou a Câmara de Vereadores uma mensagem executiva.

A coordenadora de Políticas e Direitos das Mulheres, Fernanda Sixel, diz que mulheres nessa situação precária precisam ter à dignidade de volta. “A menstruação é um processo natural da vida das mulheres e não deve ser motivo de vergonha ou impedimento para realizar qualquer atividade. Por vulnerabilidade econômica, muitas meninas e mulheres perdem sua Dignidade Menstrual, que é o acesso às informações, às condições de higiene e aos produtos de higiene pessoal. Os dados revelam que cerca de 29% das mulheres já passaram por dificuldades financeiras para a compra dos absorventes, assim como o estudo da Unicef revelou que 4 milhões de meninas deixaram de ir à escola durante o período menstrual, causando prejuízos para seu processo educativo”, explicou Fernanda.

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a média de idade da menstruação nas mulheres brasileiras é de 13 anos e quase 90% tem menarca (primeira menstruação) na faixa entre 11 e 15 anos de idade.

 

Confira também

Nosso canal

Solenidade Centenário Casa do Minho