Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Prefeitura de São Gonçalo retoma pré-agendamento para castração de animais

Foto: Julio Diniz

Com mais de 300 vagas, as cirurgias serão realizadas nas clínicas veterinárias de Mutuá e Alcântara

Cães e gatos de São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, terão a oportunidade de serem castrados novamente de forma gratuita no Centro de Atendimento Veterinário Municipal (Cavem) do Mutuá e de Alcântara. A iniciativa é graças à reabertura das pré-marcações para procedimentos de castração pela Prefeitura do município, que liberou um total de 336 vagas para tais procedimentos. Isso significa que cada centro realizará 84 castrações por semana.

Os tutores interessados devem realizar a inscrição dos pets por meio do aplicativo Colab. As datas disponíveis para o pré-agendamento são 11 e 18 de março para a unidade Mutuá, e 12 e 19 de março para Alcântara. Esses dias são reservados para os tutores levarem a documentação necessária até o Cavem para a marcação da cirurgia.

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo aconselha aos responsáveis que cheguem com uma antecedência de 10 minutos na data definida, além da disponibilidade durante dois dias para a castração do pet. O primeiro é aquele reservado via aplicativo ou presencialmente, em que o responsável levará a documentação. Já o segundo dia será o da cirurgia, agendada no momento de entrega dos documentos.

Não será feita a castração em animais com focinho achatado e curto (braquicefálicos), como shitzu, pug, buldogue francês/inglês, american bully, etc. Os gatos de mesma condição, como birmanês, shorthair e persa também não serão contemplados com a cirurgia.

Os protetores de animais também têm a opção de cadastrar um animal mensalmente, adotando um procedimento determinado junto à Vigilância Sanitária, antes de avançarem para o Cavem. Para eles, o pré-agendamento pelo Colab não é obrigatório.

O cadastro no aplicativo Colab é restrito a moradores de São Gonçalo, com idade superior a 18 anos. Além disso, é necessário apresentar CPF, identidade e comprovante de residência. Cada gonçalense só tem a oportunidade de cadastrar um animal por CPF por mês, sendo que os pets devem ter de seis meses a sete anos e um peso mínimo entre 5kg a 25kg para cães.

Por orientação do Conselho Regional de Medicina Veterinária, as unidades vão solicitar o hemograma completo dos animais que passarão pela castração. A intenção é evitar complicações decorrentes de doenças pré-existentes.

Confira também

Nosso canal

Solenidade Centenário Casa do Minho