Na última quarta-feira (27), representantes das cidades de Cachoeiras de Macacu, Itaboraí, Rio Bonito e Magé, juntamente com a OSCIP Planetapontocom, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEICS), a Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (CONLESTE), participaram da apresentação do Programa “Cidades, Salvem seus Rios”, que ocorreu no Parque da Cidade em Cachoeiras de Macacu.
O objetivo do evento foi apresentar aos representantes de cada cidade os benefícios do programa e discutir como o projeto integrado “Esse Rio é Meu” pode ser incorporado nas escolas municipais.
“O projeto busca viabilizar a limpeza dos rios por meio da educação, dando protagonismo às crianças que se envolvem em prol de uma causa. Quando apresentamos o projeto, propomos uma solução para desafios do dia a dia, não apenas mais uma ação de educação ambiental”, explicou Silvana Gontijo, presidente do Planetapontocom, OSCIP responsável pelo projeto.
O projeto “Esse Rio é Meu” já está presente em cerca de 782 escolas na cidade do Rio de Janeiro e está prestes a se expandir por todo o estado. “O programa será de grande importância para Magé, uma vez que temos uma região muito rica, com cinco rios que desaguam na Baía de Guanabara. A intenção é assinar o termo de cooperação o mais rápido possível”, disse Carlos Henrique, secretário de meio ambiente de Magé.
Planetapontocom
A Planetapontocom é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) com mais de 20 anos de história e reconhecida pelo desenvolvimento de iniciativas inovadoras, testadas e sistematizadas para serem disseminadas e, portanto, passíveis de se tornarem políticas públicas.