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Presente de Dia das Mães pode ser o mais caro dos últimos anos

 

Alta da inflação pode encarecer os produtos e serviços para a data

O Dia das Mães está chegando e é bom preparar o bolso, pois com a inflação em alta, os preços de presentes e serviços mais demandados para a data tiveram a maior subida em quatro anos, segundo um Levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas, a partir de 32 produtos e serviços do IPC (Índice de Preços ao Consumidor), que mostrou que a inflação foi de 4,10% nos últimos 12 meses. A maior variação até então havia sido em 2017, quando os preços subiram 4,32%.

Para o especialista em finanças, planejador e educador financeiro, Marlon Glaciano, a alta dos preços pode provocar a mudança no consumo: “Ainda vivemos um momento de alta de juros e isso impacta diretamente no poder de compra do consumidor. Muitas pessoas optaram por não comprar itens mais caros priorizando uma lembrança que justifique essa data tão importante. Cabe aos lojistas inovação e atração para ter sucesso nas vendas”, opina.

Mesmo com a alta dos preços, o Dia das Mães movimenta o comércio e por isso, para economizar, é preciso estar atento a algumas dicas: “Tenha clareza sobre a sua capacidade financeira para projetar qual é o valor máximo que você, neste momento, consegue prover para a compra do presente. Em seguida, opte por comprar à vista, pois é normal conseguir um desconto entre 5 a 10% do valor. Pesquise o gosto e desejos da sua mãe para acertar o alvo em cheio na escolha do presente. E por fim, não deixe para cima da hora, evitando ter a obrigatoriedade de escolher produtos e marcas mais caras pela ausência dos que você deseja”, aconselha Glaciano.

Outro desafio é para os vendedores terem sucesso, já que terão a missão de encantar os consumidores para terem uma boa rentabilidade. Para o especialista em comportamento do consumidor, liderança e vendas, Ronan Mairesse, é preciso criatividade. “Quem não é visto não é lembrado e a venda ocorre quando a necessidade encontra a lembrança. Essas duas frases são velhas, mas nunca fizeram tanto sentido. Trabalhar forte nas redes sociais, por exemplo, é essencial para lembrar o cliente que você existe, além disso, informar através de e-mails e principalmente pelo seu Whatsapp das suas promoções, mas cuidado para não ser um chato, na internet é preciso um mínimo de estratégia. Lembre-se, você tem que respeitar o tempo dele que está entrando em contato via essas plataformas. Faca textos bem elaborados e diretos acompanhados de imagens bem produzidas e sem muita poluição. Muitos estabelecimentos já tem uma pessoa responsável por cuidar 24hs disso. Tirar fotos do que está acontecendo, de quem está comprando e até mesmo fazer videos, gera um efeito positivo que o leva a comprar”, explica.

Para Ronan, o empreendedor também pode driblar as altas taxas de juros: “Um passo importante é realizar parcerias com os fornecedores através de compras programadas. Essa modalidade faz com que o comerciante compre em volume e receba de maneira parcelada do distribuidor, o que permite uma compra que permita uma margem maior de desconto e com menos juros. E por fim, talvez uma das dicas mais importantes, ouça o seu cliente e busque informações sobre as mudanças e as tendências de comportamento do consumidor. Antigamente ouvir o cliente não era uma atitude muito praticada, pois existia menos produtos e marcas no mercado”, finaliza Mairesse.

 

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