Manter em dia o esquema vacinal específico é fundamental para reduzir riscos de agravamentos e complicações
Causada pela produção insuficiente ou a má absorção de insulina, a diabetes é uma patologia comum no Brasil. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), existem mais de 13 milhões de diabéticos no país. A doença é crônica e precisa de tratamento contínuo e também de cuidados, e a vacinação é um aliado para reduzir riscos e melhorar a qualidade de vida do portador da doença.
“A hiperglicemia, em curto prazo, pode levar a maior suscetibilidade para desenvolvimento de infecções. Por esse motivo, é ainda mais importante o reforço quanto a importância da imunização em crianças, adultos e idosos diabéticos”, ressalta o médico infectologista do Grupo Sabin, Alexandre Cunha.
Em pesquisa feita pela ADJ Diabetes Brasil, que representa 35 associações de diabetes junto ao Governo Federal, foi levantado que 87% dos pais e mães de crianças com diabetes e cuidadores desconhecem o calendário de vacinação específico para este público.
“O portador de diabetes tem um calendário vacinal diferenciado. Em alguns casos é prioridade no calendário nacional, como vimos na vacinação do covid-19, quando os portadores diabetes fizeram parte do primeiro grupo de imunizados”, explica Alexandre.
“Algumas vacinas são especialmente recomendadas para este grupo populacional, como a da Influenza, que em diabéticos tem maior chance de agravamento, podendo gerar pneumonia e até levar a óbito. Com o imunizante os riscos de internação em pessoas com diabetes podem ser reduzidos em até 79%”, ressalta o infectologista.
A vacinação é uma das principais formas de proteção contra inúmeras doenças e, diante do arrefecimento da pandemia, é fundamental voltar as atenções também para outras possibilidades de exposição aos riscos de uma imunidade comprometida.
“Imunidade em baixa é uma porta aberta para entrada de vírus e bactérias. As vacinas acumulam histórias de sucesso, salvando vidas, e contribuindo para o controle de doenças mundo afora. E para pessoas com diabetes a imunização protege ainda mais, considerando a maior possibilidade de agravamentos”, conclui o médico.
O Grupo Sabin
Fundado em Brasília (DF), em 1984, pelas bioquímicas Janete Ribeiro Vaz e Sandra Soares Costa, o Grupo Sabin é reconhecido pela excelência científica e pela qualidade e precisão dos seus exames. A empresa está presente em 15 estados, além do Distrito Federal, e atende cerca de 6,5 milhões de clientes/ano.
O Sabin tem um portfólio de mais de 7,4 mil exames disponíveis em seus serviços de Análises Clínicas, Diagnósticos por Imagem e Check-up Executivo, e oferece mais de 20 imunizantes no serviço de Imunização. Em 2021, a empresa ampliou sua atuação por meio da plataforma integradora de serviços de saúde, Rita Saúde, e da Amparo Saúde, que oferece Atenção Primária à Saúde e gestão de saúde de grupos populacionais para empresas.