No próximo dia 10 de agosto, Dia do Protetor de Animais, a J3 Lab, agência de entretenimento educacional e criação de infoprodutos, realizará um evento de lançamento do projeto Profissão Pet. A ideia é empoderar mulheres de baixa renda para o mercado pet, através de um programa de capacitação abrangente.
O evento será no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, na Praça XI, Rio de Janeiro, das 13h às 17h, e contará com palestras de especialistas do setor, depoimentos de defensores da causa animal, e workshop prático de adestramento e comportamento animal. No local, também serão abertas as inscrições para a capacitação gratuita, com vagas limitadas.
O coquetel integra o Movimento Aprender e Cuidar, que reúne diversos atores pela causa animal e pelo empoderamento feminino. O movimento busca criar uma rede de apoio e colaboração, celebrando o Dia do Protetor de Animais, com a presença de protetoras de animais e tutores, reconhecendo e homenageando seu trabalho incansável.
Segundo um levantamento do Instituto Pet Brasil, em 2023, o faturamento do setor chegou a R$67,4 bilhões, colocando o país como o terceiro maior do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Ainda de acordo com o levantamento, 60% dos lares brasileiros possuem algum pet, chegando ao número de 150 milhões de animais de estimação no Brasil.
Para Saulo Eduardo, gerente de projetos da J3 Lab, o mercado pet está em franca ascensão, registrando um crescimento significativo nos últimos anos. Este setor abrange desde a produção de alimentos e acessórios até serviços de cuidados e bem-estar animal. Ainda segundo ele, com o aumento do número de pets por lares e o crescente investimento em produtos e serviços para animais, há uma vasta gama de oportunidades de emprego e empreendedorismo.
“Incluir mulheres em situação de vulnerabilidade no mercado pet tem como principal objetivo oferecer uma alternativa real e sustentável de geração de renda. Através de capacitação específica e acesso a um mercado promissor, essas mulheres podem conquistar independência financeira e melhorar sua qualidade de vida”, pontua o gerente.
Patrick Corrêa, gerente de marketing da agência, reforça que a sociedade brasileira deixou as mulheres, principalmente negras, à margem, com espaços amplos apenas para homens brancos. O programa vem como uma alternativa a esse cenário.
“O programa de capacitação do projeto Profissão Pet é uma poderosa ferramenta de emancipação para mulheres de baixa renda, especialmente negras, que historicamente foram marginalizadas pela sociedade. Esse projeto vai além de uma simples formação profissional, ele oferece uma nova perspectiva de vida e uma saída concreta para muitas que enfrentam a dura realidade da violência doméstica no Brasil”, alerta.
O Profissão Pet oferece uma formação abrangente, que permite às participantes desenvolver habilidades técnicas em produção de alimentos pet, passeadora, cuidadora de animais e banhista, além de empreendedorismo e gestão, habilidades essenciais para a entrada e sucesso no mercado pet. Após a conclusão das capacitações oferecidas pelo Profissão Pet, as mulheres têm várias opções para ingressar no mercado pet, cada uma delas potencializando suas novas habilidades e conhecimentos:
“O programa Profissão Pet é de vital importância para mulheres de baixa renda, oferecendo uma oportunidade única de capacitação e empoderamento. Este projeto não apenas proporciona conhecimento técnico e prático no setor pet, mas também contribui significativamente para a autonomia financeira e a transformação social dessas mulheres”, finaliza Saulo Eduardo.
SERVIÇOS
Coquetel de lançamento do programa Profissão Pet
10 de agosto, das 13h às 17h – Centro de Artes Calouste Gulbenkian
Endereço: R. Benedito Hipólito, 125 – Praça XI, Rio de Janeiro (em frente ao Terreirão do Samba)
Entrada gratuita